Ultraje A Rigor promove coletânea de alto nível em Vivo Rio lotado

Foto: Bruno Eduardo

Por Bruno Eduardo

Esqueça toda aquela baboseira de twitter. O roqueiro Roger à frente de seu Ultraje é um senhor ainda capaz de proporcionar catarse coletiva em qualquer canto do país. No Rio, não foi diferente. Aproveitando-se de um repertório incontestável, o grupo enfileirou sucessos e fez a alegria de um público geração Ploc. Ao som de "Independente Futebol Clube", o Ultraje A Rigor iniciou o seu show de coletânea anos oitenta com hinos do quilate de "Sexo", "Pelado", "Nós Vamos Invadir Sua Praia", "Ciúme" e "Filha da Puta". Embora seja um show de repertório previsível, há algumas sacadas legais: "Marylou", por exemplo, virou um reggae, e "Maximillian Sheldon" uma trilha de virtuose desacerbada. 

Os óculos denunciam a idade, mas o riff de "Inútil" continua fresco como nunca nas mãos de Roger. Por falar nisso, é sempre bom lembrar: O Ultraje A Rigor não é apenas uma banda de repertório, eles são bons músicos individuais! O baterista Bacalhau (ex-Little Quail e Rumbora) e o guitarrista Marcos Kleine (dois monstros!) - se destacam nesse (bom) time.

Foto: Bruno Eduardo

O show desta noite comprova também que o grupo não se incomoda de bater no datado. Aqui não há espaço para lados B ou alguma experiência inédita. Quando resolvem sair do convencional, se refugiam em improvisos bluesy ou convidam amigos para jam sessions no palco - resultando em duas diferentes versões de "Johnny B. Goode" e uma releitura da Legião Urbana, com Léo Jaime no vocalQuando o assunto é tocar cover, o Ultraje  também não foge da raia. Entre o punk dos Ramones ("Sheena is A Punk Rocker") e o heavy do Black Sabbath ("Paranoid"), o destaque ficou para o vocal de Ricardinho, na enérgica "Long Tall Sally" de Little Richard.

Resumindo a noite de cantoria quase interminável: É um show imperdível! Não porque é um greatest hits, mas porque os sucessos continuam a fazer sentido trinta anos depois.    

Foto: Bruno Eduardo

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2