5 Livros para o dia mundial do Rock


Por Bruno Eduado

O Dia mundial do rock está chegando! Nessa semana dedicada ao gênero, o ROCK ON BOARD sugere uma lista com CINCO livros fundamentais para que você amplie cada vez mais o seu conhecimento. Comece a sua semana do rock entendendo sobre a principal casa de shows do Rio de Janeiro. Volte no tempo e saiba como funcionou o mainstream e o rock independente nos anos noventa. Conheça também um lado do rock até então desconhecido, e se emocione ao lembrar de vários ídolos que nos deixaram. Todas essas histórias estão devidamente relatadas por visões para lá de especiais. Enquanto o disco rola na vitrola, deixe que a leitura tome conta de você.


5 Livros para o dia mundial do Rock



CIRCO VOADOR - A NAVE (Maria Juçá)
Essa obra traz a importância do mais famoso reduto do rock carioca. No ano em que o Circo Voador completa uma década de seu retorno, Maria Juçá fez de Circo Voador, A Nave, um diário de bordo - resumindo trinta anos de memória em 700 páginas. A obra faz o leitor voltar no tempo e invadir os bastidores de alguns dos shows mais significativos da história. Em 21 capítulos, Juçá relata uma visão intimista dos acontecimentos, com divulgação de imagens raras e reprodução de algumas entrevistas pontuais - como de Tim Maia, que é citado no fatídico show de 84 (que não aconteceu). Recomendadíssimo!

Para comprar, clique AQUI  




CHEGUEI BEM A TEMPO DE VER O PALCO DESABAR (Ricardo Alexandre)
O jornalista Ricardo Alexandre dá ao leitor uma visão privilegiada e astuta sobre o desenrolar do rock nacional dos anos noventa até os dias de hoje. Dividido em vários capítulos vivenciados pelo o autor, o livro pontua uma época de proliferação do gênero - explicando também todas as mutações contemporâneas. Em Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar, Ricardo Alexandre se distancia de qualquer responsabilidade editorial, para assim poder expressar uma visão descontraída - e particular - dos principais acontecimentos no mainstream noventista. 

Para comprar, clique AQUI  



NITERÓI ROCK UNDERGROUND (Pedro de Luna)
A saga do incansável Pedro de Luna (jornalista, produtor, quadrinista) está devidamente registrada em Niterói Rock Underground - com lembranças marcantes de uma cena rock’n’roll que ficou emoldurada no tempo. Além de relatar fatos, locais, eventos e bandas  inesquecíveis, o autor recheou o livro com seu arquivo pessoal de fotos, cartazes e flyers raríssimos, que enfim ganham vida numa edição de luxo. Niteroi Rock Underground é um tributo digno ao rock independente e faz o leitor refletir sobre todas as transformações sofridas no meio cultural.

Para comprar, clique AQUI 


HISTÓRIAS SECRETAS DO ROCK BRASILEIRO (Nélio Rodrigues)
O lado B do rock e sua origem está nessa reveladora obra de Nélio Rodrigues. As 350 páginas do livro trazem histórias desconhecidas dos primórdios do rock brasileiro - vivenciadas entre os anos 60 e 70 (numa cena desprezada pelo mercado e desprovida de qualquer infraestrutura).Os capítulos do livro revelam a trajetória de bandas que caminhavam entre o pop descompensado/alternativo e o psicodélico, como Som Beat, Os Abutres, Soma, Módulo 1000, A Bolha, Os Selvagens, O Terço e a própria Equipe Mercado. Fundamental para quem quer entender o embrião do rock nacional

Para comprar, clique AQUI



O DIA EM QUE O ROCK MORREU (André Forastieri)
"Foda-se que John Lennon morreu. Era um babaca. Os tiros de Mark Chapman foram de misericórdia". As primeiras frases do livro definem o estilo errático e sempre brilhante do jornalista André Forastieri. Em sua estreia como autor, Forasta decidiu por uma seleção de textos antes publicados nos diversos veículos que fez parte. O Dia em Que o Rock Morreu reúne capítulos dedicados a heróis do rock que já morreram. O livro pode ser visto como um tributo não ortodoxo a personagens como Dio, Elvis, Freddie Mercury e Lou Reed (entre outros). O destaque fica por conta do encontro com Kurt Cobain - e entrevista na íntegra. De emocionar.

Para comprar, clique AQUI





Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2