DISCOS: RAIMUNDOS (Cantigas de Roda)

RAIMUNDOS

Cantigas de Roda

Independente; 2014

Por Bruno Eduardo






Doze anos necessários. Conhecendo bem a história desse grupo, e sabendo tudo o que passaram na última década, era fato que eles precisavam de tempo para reparar todos os buracos que se formaram após a saída de Rodolfo. Talvez por isso, o último disco de estúdio do grupo (Kavookavala) acabou soando como um ato instintivo – e uma tentativa de resposta rápida aos fãs. Na época também, a banda sofreu com a falta de apoio da gravadora, e o resultado, lógico, não foi dos melhores. 

Felizmente, os Raimundos demonstram persistência saudável e respeito às origens nesse Cantigas de Roda. Há Faixas rápidas e cruas - “Rafael” e “Cachorrinha” – que lembram o lado hardcore de discos como Lavô Tá Novo (1995) e Lapadas do Povo (1997); e participações especiais que dão um tom mais heterogêneo ao trabalho. Em “Dubmundo”, por exemplo, o grupo conta com a ajuda de Sen Dog do Cypress Hill. O ska, que marcou a carreira da banda nos hits “Me Lambe” e “Opa, Peraí Caceta”, se faz presente em “Gordelícia”, e o pop radiofônico está em “Cera Quente”. Até o ritmo nordestino foi resgatado em “Gato da Rosinha”. Outro fator que merece destaque é a evolução de Digão como vocalista - que enfim parece mais seguro da posição. O álbum foi totalmente financiado pelos fãs (sistema de crowdfunding) e com isso, o formato físico não será distribuído no mercado - uma exclusividade para quem contribuiu.

Resumindo: Cantigas de Roda é um resultado digno para uma história que beira a três décadas.



Ouça: "Rafael"

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2