Obituary celebra 35 anos de Cause of Death em shows pelo Brasil

Foto: Divulgação

A banda norte-americana Obituary, um dos principais nomes do death metal clássico, retorna ao Brasil em fevereiro para uma série de shows em celebração aos 35 anos de 'Cause of Death', segundo álbum de estúdio e um dos registros mais influentes da história do death metal.

A Xaninho Discos e a Caveira Velha produzem shows em três capitais brasileiras. O Obituary se apresenta em 20 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG), no Mister Rock; em 22 de fevereiro, em Curitiba (PR), no Tork n' Roll; e dia 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), no Agyto. Os ingressos estão à venda pela plataforma 101Tickets.

Formado pelos irmãos John Tardy (vocal) e Donald Tardy (bateria) na Flórida, epicentro do death metal naquele período, o Obituary construiu sua reputação a partir de uma abordagem direta, baseada em riffs densos, andamento arrastado e na interpretação vocal inconfundível de John Tardy.

Lançado em 1990, 'Cause of Death' consolidou a identidade sonora da banda e ajudou a definir os contornos do gênero no início da década.

'Cause of Death' marcou uma evolução em relação ao debut 'Slowly We Rot' (1989), ampliando o peso e a precisão das composições.

Faixas como “Chopped in Half”, “Infected” e “Turned Inside Out” tornaram-se referências duradouras, frequentemente citadas como pilares do death metal clássico.

Obituary, lenda do death metal

Desde o fim dos anos 1980, o Obituary ocupa uma posição singular no death metal por ter ajudado a moldar o gênero sem recorrer à velocidade extrema ou ao tecnicismo excessivo que se tornariam comuns nos anos seguintes.

Ao lado de grupos como Death, Morbid Angel e Deicide, a banda integrou o núcleo fundador da chamada cena da Flórida, mas seguiu um caminho próprio, baseado em grooves lentos, riffs circulares e uma noção quase física de peso.

Cause of Death e The End Complete figuraram entre os primeiros álbuns de death metal a alcançar posições relevantes na Billboard 200, em um momento em que o estilo ainda era tratado como nicho marginal pela indústria.

SERVIÇO

OBITUARY - BRASIL - 2026

20.02.2026 Belo Horizonte/MG, Mister Rock

22.02.2026 Curitiba/PR, Tork n Roll

24.02.2026 Rio de Janeiro/RJ, Agyto


Mais informações



Ricardo Cachorrão

Ricardo "Cachorrão", é o velho chato gente boa! Viciado em rock and roll em quase todas as vertentes, não gosta de rádio, nunca assistiu MTV, mas coleciona discos e revistas de rock desde criança. Tem horror a bandas cover, se emociona com aquele disco obscuro do Frank Zappa, se diverte num show do Iron Maiden, mas sente-se bem mesmo num buraco punk da periferia. Já escreveu para Rock Brigade, Kiss FM, Portal Rock Press, Revista Eletrônica do Conservatório Souza Lima e é parte do staff ROCKONBOARD desde o nascimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA