O vibrante e inusitado Morcegula é a união criativa e pessoal de Henrique Badke (Badke), veterano do rock carioca - e conhecido por ser o líder da banda bubblegum ramoneira Carbona e ex-guitarrista do The Barneys - com a musicista Rebeca Li, baterista da banda Pulmão Negro, de Uberlândia (MG). Juntos, eles formam um "duo casal" que faz um rock de garagem / punk rock, chamado por eles de "rock n' roll trevoso". Desde 2024, o Morcegula tem buscado expandir seu espaço no cenário nacional e, aos poucos, internacional. Com isso, eles estão lançando o videoclipe de "Formiga", um dos destaques do seu segundo álbum, Caravana dos Desajustados, lançado em abril de 2025 (ouça também as ótimas "Ratazanagem", "Godzilla" e "Gato Preto").
A canção "Formiga" é um cartão de visitas perfeito para quem quer entender a química e o som do Morcegula. A letra é uma metáfora sobre a dedicação incansável e o trabalho incessante da dupla na música. Essa mesma dedicação é inspirada por artistas e bandas que, como formigas, constroem sua carreira com persistência, servindo de exemplo para Badke e Rebeca. Musicalmente, "Formiga" é um caldeirão onde tudo o que torna o Morcegula único se encontra: a energia crua do punk rock, melodias grudentas e dançantes que fixam na cabeça. Suas influências navegam entre o proto-punk de Ramones, o rockabilly sombrio de The Cramps, a irreverência de Rita Lee e a força do new wave punk de The Rezillos.
Novo clipe e nova turnê
O visual do videoclipe ficou por conta do diretor e editor Rabu Gonzalez, enquanto a produção da música foi assinada por Davi Pacote, produtor musical e multi-instrumentista da cena punk rock do sul do Brasil.
Pacote, que tem seu próprio estúdio (Hill Valley), já produziu bandas como Zumbis do Espaço, Carbona e NOCIVO. Ele também é conhecido por tocar com bandas como Os Torto e Big Stone Crew.
O lançamento do clipe celebra a turnê "Caravana dos Desajustados", que levou o Morcegula a 39 palcos por todo o Brasil, em uma maratona de shows aos finais de semana entre abril e outubro de 2025. (Uma agenda interestadual que requer preparo e organização).
A "caravana" percorreu longas distâncias, marcando presença em estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Brasília, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos pontos altos da turnê foi a participação no festival Lucky Friends Rodeo Motorcycle 2025, confirmando o Morcegula como uma atração indispensável nos grandes eventos de rock do país.
Desenho de palco inusitado
O Morcegula se destaca não só pelo som, mas também pelo seu formato inusitado no palco. Badke atua como vocalista e guitarrista, sendo o compositor e a voz principal do duo. Rebeca Li é responsável pelos vocais e pela bateria, destacando-se por tocar em pé e sem utilizar pratos. Essa estrutura minimalista e enérgica lembra o formato de outros duo roqueiros, como Twin Temple, The Ting Tings ou The Courettes, mas com uma identidade totalmente "trevosa" e brasileira.
O álbum de estreia, Dia das Bruxas, incluiu singles como "Morcegula Boogie Blood", "Ferro Velho" e "Chicletes no Bolso", que os levaram às primeiras experiências internacionais (como os três shows no Chile em 2024, de onde voltaram cantando "Demolicion", da banda peruana Los Saicos). Nesse primeiro ciclo de vida, também foram uma das atrações do Psycho Carnaval de Curitiba.
O duo já planeja seu próximo grande passo
Em 2026, a "Caravana" se tornará global, com a primeira turnê do Morcegula pela Europa já nos planos, levando o rock n' roll vibrante e a dedicação "formiga" da dupla para o outro lado do Atlântico, isso sem antes levar Formiga, Godzilla e a Ratazanagem para o Norte e Nordeste do Brasil.
Ambos os álbuns do Morcegula estão disponíveis em vinil no site gomabase.com.br, assim como CDs do álbum de estreia e do single 7" de Halloween, "No Ritmo da Assombração". ( As Cores dos Lps são roxo, rosa e laranja.
O mundo peculiar do Morcegula envolve muito mais do que somente um produto musical. Se você não conhece o Duo, procure no streaming – será um encontro imediato com o destino.
Tags
Morcegula

