​Grande encontro do underground brasileiro no Pulso Hardcore Festival do Rio de Janeiro


Pense/Divulgação

O Pulso Hardcore Festival promete um dia inteiro de música intensa no coração do Rio de Janeiro 

O evento organizado pela Tomarock Produções está marcado para o sábado, 29 de novembro de 2025, com início às 15h. ​ A edição de 2025 apresenta um line-up diversificado que celebra a força do hardcore nacional, reunindo bandas de diferentes estados como a Pense de Minas Gerais, conhecida por seu hardcore melódico com letras otimistas e engajadas, o trio paulistano Surra, que mistura thrash metal e hardcore em seu potente thrashpunk, e a versátil Bayside Kings também de São Paulo. A programação ainda conta com a presença de Aurora Rules (GO), com seu post-hardcore melódico e pesado, e a Mee (SP), que traz um hardcore moderno e intenso. ​ Representando o Rio de Janeiro e a cena local, o festival escalou as bandas Imundos, que também organiza o Imundos Fest e apresenta um hardcore com crítica social. O quarteto Klitoria, com seu som visceral "feminine rage", e a Texuga, que usa o humor ácido do riot grrrl para fazer crítica social. Completa o elenco a Maré Morta, um nome promissor no cenário hardcore nacional.

Conheça as bandas

Pense ​
Formada em 2007 em Belo Horizonte, a banda apresenta um hardcore melódico com letras engajadas e otimistas. É conhecida pela energia nos shows e pelas letras que promovem a reflexão e o otimismo sobre o cotidiano do cidadão comum, mantendo o peso e a velocidade do gênero. A banda realizou turnê pela Europa em 2019, apresentando o álbum Realidade, Vida e Fé (2018). A canção "Eu Não Posso Mais", do álbum Tudo Que Temos de Lembrar, lançado em 2024, acumula mais de 2 milhões de reproduções na plataforma de streaming Spotify. ​

Surra ​
Formado em 2011, em Santos, SP, o trio faz uma mistura de thrash metal com hardcore/punk. É um nome extremamente ativo no underground, conhecido pela música extrema com críticas sociais ácidas. Já excursionou pela Europa e América do Sul e dividiu o palco com grandes nomes como Sepultura e Ratos de Porão. Seu som é pesado e direto. Seu último álbum, Falha Crítica, foi lançado em 2024. A faixa "Bom Dia Senhor" do álbum Escorrendo Pelo Ralo de 2019, ultrapassou 1 milhão de streams no Spotify. 

Surra/Divulgação

Bayside Kings
Outro nome de peso diretamente de Santos, SP (formada em 2010), conhecida como uma das mais versáteis bandas do hardcore brasileiro. Quarteto com quase 16 anos de estrada que se destaca pela versatilidade e por ser muito ativo. Já lançou álbuns em 3D, vinil e possui um festival próprio. Suas letras e ações envolvem temas de contracultura e doações/shows beneficentes. Último Lançamento foi o EP Tempo #Livreparatodos de 2022. Em 2025, junto com Meu Funeral, lançaram a faixa "Deus Está No Comando".

Bayside Kings/Divulgação

Aurora Rules 
Direto de Goiânia, fundada em 2008 apresenta post-hardcore/metalcore (influências de punk, hardcore e metal). Banda consolidada na cena nacional, com mais de 15 anos de história. Seu som mescla a agressividade do hardcore e metal com elementos mais melódicos e pós-hardcore. É um nome importante na cena cultural e artística de Goiás e do país. Possui dois álbuns de estúdio e lançou singles de sucesso recentemente, como a música "O Espaço". 

Mee 
Banda de São Paulo, ativa desde 2016, tocam hardcore moderno/metal (com influências de bandas como Code Orange e Crowbar). Conhecida por uma sonoridade agressiva e "emocionalmente instável" nas letras. É um dos nomes mais recentes do festival, mas já se consolidou na cena paulista com shows intensos, dividindo palco com bandas internacionais de peso como o Converge

Imundos 
Banda anfitriã (por ser carioca) e organizadora do festival Imundos Fest. Apareceu na cena do Rio de Janeiro em 2011 com seu hardcore com letras politizadas. Suas apresentações são conhecidas por serem muito energéticas e as letras abordam temas de crítica política e social. O mais recente álbum é Pesadelo Coletivo (2025). 

Klitoria 
Usam uma mistura musical de garage punk/hardcore/emo (com o rótulo de feminine rage) para passar a sua mensagem. O quarteto é conhecido por sua sonoridade crua, visceral e intensa na cena punk carioca. A banda busca a quebra de padrões e mistura agressividade com momentos mais introspectivos e emotivos. Suas letras afiadas e confessionais abordam a vida real e a liberdade. O EP Entre o Chão e o Assoalho saiu em março de 2025. 

Klitoria/Divulgação

Texuga 
Riot grrrl/punk/hardcore (com letras sarcásticas e crítica social). Quarteto carioca formado em 2021, que usa o deboche e o humor ácido para fazer crítica social. Seu nome e EP de estreia fazem referência ao Trovadorismo (cantigas satíricas). A banda foi formada por duas guitarristas que buscavam fazer um som autoral pesado e direto. O último EP Escárnio e Maldizer foi lançado em setembro de 2023. 
 
Maré Morta 
Banda relativamente nova (formada em 2022) que nasceu do desejo de amigos de fazer um som mais pesado. O grupo se firma como um nome promissor no hardcore nacional, com letras que misturam vivências pessoais, crítica social e histórias do cotidiano. Último Lançamento EP Nada Mudou (2025), a banda estava preparando um novo disco "mais pesado e mais hardcore".

Com um line-up que abraça a diversidade do Hardcore nacional, desde os veteranos do Pense e a potência thrashpunk do Surra até a força da nova cena carioca com Klitoria, Texuga, Imundos e Maré Morta, o Pulso Hardcore Festival se consolida como um evento imperdível. É uma oportunidade única de vivenciar a intensidade e a atitude da música extrema brasileira, reunindo tantos expoentes de peso no mesmo dia e no mesmo palco, garantindo uma celebração inesquecível da cultura underground no Rio de Janeiro.

O local escolhido para receber o público e a energia do hardcore é a tradicional Sede do Cordão da Bola Preta, na Rua da Relação, 03, na Lapa. 

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Articket, e os valores variam por lote, partindo de R$ 60,00 (Meia-entrada/Solidária) no primeiro lote, sendo este último válido mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. 

Loquillo Panamá

Nômade agregador de ritmos musicais e fanático por shows. Está sempre correndo atrás de novidades para multiplicar e informar os amantes de boa música.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA