O momento da verdade chegou. A comunidade do Rock, Metal e Alternativo (Indie) aguarda ansiosamente, hoje, 7 de Novembro, a lista que definirá os indicados para receber o Grammy 2026, a estatueta mais cobiçada da música mundial! A 68ª Cerimônia Anual do Grammy Awards (Grammy 2026) será realizada no domingo, 1º de Fevereiro de 2026, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Serão premiadas mais de 90 categorias em 2026; aqui na ROCK ON BOARD, ficamos de olho nas estatuetas para:
Best Rock Performance (Melhor Performance de Rock)
Best Metal Performance (Melhor Performance de Metal)
Best Rock Song (Melhor Música de Rock)
Best Rock Album (Melhor Álbum de Rock)
Best Alternative Music Performance (Melhor Performance de Música Alternativa)
Best Alternative Music Album (Melhor Álbum de Música Alternativa)
Best Metal Performance (Melhor Performance de Metal)
Best Rock Song (Melhor Música de Rock)
Best Rock Album (Melhor Álbum de Rock)
Best Alternative Music Performance (Melhor Performance de Música Alternativa)
Best Alternative Music Album (Melhor Álbum de Música Alternativa)
Escolhas nem sempre óbvias e muitas polêmicas
Essas categorias são bastante confusas desde sempre, pois um álbum de Rock pode ser indicado na categoria Country, e um artista Pop pode ser indicado na categoria Alternativa ou vice-versa. Caso controverso e famoso, foi o Jethro Tull ter vencido o Metallica na premiação de 1989. A banda de rock progressivo ganhou o prêmio de Melhor Performance de Hard Rock/Metal pelo álbum Crest of a Knave. Isso contra o favorito, que era o Metallica, indicado pelo clássico And Justice for All. Por causa desse e de muitos outros episódios, considerados "preguiçosos", protagonizados pela Recording Academy, muitos não levam a premiação a sério.
Alguns fãs debocham e se perguntam se os jurados realmente escutam todos os álbuns inscritos. Muitas vezes, um único artista leva todos os prêmios nas mesmas categorias. Por exemplo, em 2025, Sierra Ferrell levou as quatro estatuetas na categoria "Americana", Charli XCX levou duas nas categorias "Dance" e Sheila E. também levou duas nas categorias "Latino/World Music". São famosas as reclamações de darem prêmios póstumos ou para artistas que nunca receberam prêmios na sua época de glória e popularidade (lembrando que o Grammy não é um prêmio de vendas ou popularidade).
Metallica, o papa Grammy do Metal
O Metallica já ganhou 9 Grammy Awards. A banda tem o maior número de vitórias na categoria "Melhor Performance de Metal" (7 vezes) e a sua vitória mais recente foi em 2024, pela música "72 Seasons". São inabitáveis? Unanimidade incontestável ou realmente os votantes são preguiçosos, não escutam os outros discos e dão o prêmio para o medalhão mais obvio para não ter muito trabalho ou explicação? O Metallica recebe com muita alegria e finge surpresa. O mundo corporativo é assim e pouco pode ser feito para encaixar.
Tanto assim que os prêmios nas categorias ROCK não são televisionados. Os mesmos são entregues numa cerimônia à parte, horas antes num outro teatro.
Na TV somente os 9 prêmios mais "importantes" incluindo álbum RAP e POP para revolta de quem reclama que a indústria boicota o Rock e o Metal há décadas. Mas os fãs de Blues, Americana, Country, Jazz e World Music não reclamam. Lembram que são 94 categorias?
Possíveis indicados do Rock
Mas voltando ao assunto 2026, quem seriam os possíveis indicados ao Grammy nas categorias ROCK (incluindo Indie e Metal)? Muitos estão torcendo pelo Turnstile, Ghost, Babymetal, Halestorm, Spiritbox e até o Sleep Token; outros destacam Elton John com Brandi Carlile, Linkin Park ou Foo Fighters. Críticos da revista Rolling Stone dos Estados Unidos acreditam que o The Cure possa ser indicado pelo álbum Songs of a Lost World, assim como Yungblud pelo notável Idols e seus singles "Hello Heaven Hello", "Lovesick Lullaby" e "Zombie".
Para surpresa dos fãs de ROCK do Brasil e da Rock On Board, os críticos da renomada revista acreditam que o Machine Gun Kelly (hoje respondendo pelas iniciais MGK) possa ser indicado pelo álbum Lost Americana na mesma categoria, juntamente com David Gilmour e seu Luck and Strange ou Hayley Williams pelo seu álbum solo Ego Death at a Bachelorette Party. Você já ouviu esses cinco Albums? Briga de pesos pesados, segundo a Rolling Stone.
E a Melhor Performance de Heavy Metal vai pra quem?
Dentro da categoria Metal Performance, notória por consagrar bandas como Gojira (vencedor do Grammy 2025), o ano está especialmente competitivo. O prêmio reconhece a canção que se destacou como a melhor execução única de Heavy Metal do ano. Independentemente de fazer parte de um álbum, a categoria avalia a excelência artística na gravação. Isso inclui a qualidade da execução instrumental, a força vocal, a produção e o impacto geral da faixa dentro do universo do Metal. REALMENTE COMPLEXO. E o que a torna ainda mais confusa é o fato de não ser outorgado um prêmio específico para Álbum de Metal. Logo em 2025, tivemos excelentes opções como Babymetal, Ghost, Knocked Loose, Deafheaven, Spiritbox, Poppy e Deftones. Muitos acreditam que os indicados a Metal Performance 2026 devam ser Judas Priest, Poppy, Sleep Token, Architects e/ou o Dream Theater.
E na categoria Alternativa? Mais enrolado ainda, porém muitos acreditam que Wet Leg, Haim, Smashing Pumpkins, Bleachers, Muse ou Franz Ferdinand possam ser indicados. Mas e agora, o The Cure entra em Rock Album e não em Alternative Album? Ou pode entrar nas duas categorias?
Ghost foi indicado quatro vezes, em duas ocasiões como Performance Metal e nas outras como Canção e Álbum Rock. Em 2016, Tobias Forge levou para casa o prêmio de Melhor Performance de Metal por "Cirice". A banda sueca está sendo cotada para as indicações do Grammy 2026, com o álbum ao vivo e trilha sonora Rite Here Rite Now e não com o seu popular último álbum Skeletá!
A super-colaboração "End of You" de Amy Lee (Evanescence), Poppy e Courtney LaPlante (Spiritbox) não é elegível para as indicações do Grammy 2026 devido ao seu lançamento depois do encerramento das inscrições em 30 de Agosto de 2025. A faixa é, no entanto, a principal favorita para Melhor Performance de Metal no Grammy de 2027.
Para tentar entender...
Estão entendendo como são confusas algumas decisões do Grammy? Isso sem mencionar categorias como Country, Americana e Blues, que são mais areia para tentar entender o que realmente está sendo premiado.
Independentemente de vencer ou perder a estatueta, só de ser indicado a alguma das categorias ou ser mencionado nelas, pode mudar o futuro na indústria para um artista. O selo ou carimbo "indicado ao Grammy" pode mudar, da noite para o dia, o valor do cachê, a procura por produtores, o acesso a novos contatos, turnês, estúdios, colaboradores e, obviamente, a atenção do grande público que talvez nunca ouviu falar no artista indicado ou premiado.
Claro que existem alguns requisitos para ser avaliado pela Academia da Gravação. Primeiro, o artista ou banda interessada em participar precisa ter lançado um álbum ou canção na janela que vai de 1º de Setembro de 2024 até 30 de Agosto de 2025. Segundo, é necessário fazer a inscrição e pagar a taxa para ser considerado em cada uma das categorias que deseja ser avaliado. Existe um júri enorme de votantes, algo entre 12 ou 13 mil pessoas da indústria, artistas e vencedores de outros anos, que têm o direito de eleger os indicados e, depois, os vencedores do Grammy.
O nome "Grammy" é uma abreviação de "Gramophone Awards" (Prêmios do Gramofone), sendo a estatueta inspirada no gramofone, um antigo toca-discos.
Considerado o "Oscar da Música", teve sua primeira cerimônia realizada em 1959.
Hoje, finalmente saberemos quem fica na condecoração de INDICADOS. Com isso, existe uma nova procura por streaming, clipes e até downloads pagos e vendas físicas de vinil dos condecorados na pré-seleção.
Hoje, finalmente saberemos quem fica na condecoração de INDICADOS. Com isso, existe uma nova procura por streaming, clipes e até downloads pagos e vendas físicas de vinil dos condecorados na pré-seleção.
E aí, para quem você daria o Grammy 2026 nas categorias Metal, Rock e Alternativo?
Tags
Grammy Awards

