Rock in Rio: no 40º aniversário do festival, musical estreia contando a sua história

Foto: Adriana Vieira / Rock On Board
 
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2025: nasce a primeira edição do Rock in Rio, realizada na antiga Cidade do Rock, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A primeira edição do festival durou 10 dias, entre 11 e 20 de janeiro, com um total de 1 milhão e 380 mil espectadores. 40 anos, 24 edições em quatro países e mais de 12 milhões de visitantes depois, o Rock in Rio, que se tornou o maior festival de música e entretenimento do mundo, antecipou as comemorações de seu aniversário em setembro de 2024: foram sete dias com mais de 750 artistas, 500 horas de experiência e uma emoção incalculável. Agora, na data oficial de seu aniversário, acontece a estreia do 'Rock in Rio 40 anos – O Musical', que fica em cartaz até o dia 23 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Esta é uma superprodução criada pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho e com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, e que conta com um elenco de 30 atores, como Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, Bel Kutner, André Dias, Gottsha, Bruno Narchi, além de uma banda ao vivo com nove músicos liderados pelo maestro Marcelo Castro.

"Costumo dizer que quando você está em busca da sua lenda pessoal, o universo conspira para te ajudar a realizar. Em 1984, vivíamos um momento histórico marcante, com o fim da ditadura e a força da juventude transformando o cenário cultural do país. Foi nesse contexto que começamos a idealizar o Rock in Rio de 1985, com o sonho de unir pessoas e criar um espaço de felicidade e liberdade. Quarenta anos depois, ver toda essa trajetória se transformar nesse grandioso espetáculo é emocionante, especialmente após o sucesso histórico da edição de 2024. Revisitar a Cidade do Rock e reviver esses momentos inesquecíveis e desafiadores, por meio de uma produção totalmente brasileira, é algo que me tocou profundamente e que certamente vai tocar o coração de todos," afirma Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio, presidente da Rock World, empresa responsável pela criação, organização e produção do Rock in Rio e The Town.

Foto: Adriana Vieira / Rock On Board
 
Desde sua estreia, o Rock in Rio tem sido palco de apresentações inesquecíveis que impactaram gerações e afirmaram o evento como o maior do planeta. Entre os momentos mais memoráveis está o show do Queen, em 1985, quando Freddie Mercury conduziu o público em um comovente coro de "Love of My Life", criando uma das cenas mais marcantes da música. Ney Matogrosso também se destacou, sendo o primeiro artista a subir no palco do festival. Em 1991, foi a vez do Guns N' Roses, dominando o palco do Maracanã. Dez anos depois, em 2001, o Red Hot Chili Peppers brilhou com hits, enquanto Cássia Eller tocou o coração dos presentes com uma performance inesquecível. A edição de 2011 trouxe um espetáculo memorável do Metallica, que consolidou ainda mais a conexão da banda com o público brasileiro. Em 2013, Beyoncé proporcionou uma performance grandiosa, mesclando dança e vocais impecáveis. Já em 2015, Elton John comoveu todos com clássicos atemporais. Em 2017, o Aerosmith marcou a história do Palco Mundo, com Steven Tyler no comando. Em 2019, P!nk protagonizou um dos momentos mais emblemáticos ao surpreender a multidão voando sobre a Cidade do Rock em uma performance aérea emocionante que deixou todos encantados. Na edição seguinte, de 2022, Coldplay iluminou a plateia deixando uma marca épica na trajetória do festival. Em 2024, Cyndi Lauper encantou e marcou a multidão formada por várias gerações.

Foto: Adriana Vieira / Rock On Board
 
Rock in Rio 40 anos – O Musical, estreia hoje, dia 11 de janeiro, na Cidade das Artes

Rock in Rio 40 anos – O Musical’ se passa justamente nos últimos meses de 1984 e naqueles primeiros dias no ano seguinte. Enquanto o Brasil experimentava uma série de transformações políticas e sociais, Medina comandava uma equipe que perseguia o sonho de realizar um festival de rock de proporções gigantescas em um País ainda fora do grande circuito de shows internacionais. Em meio a uma verdadeira viagem pelo Rio de Janeiro da década de 80, mostrando a importância da relação do festival com a cidade em que é Patrimônio Cultural Imaterial, a história também conta os intermináveis obstáculos enfrentados: da negativa de centenas de patrocinadores e artistas, até o local onde o evento se instalou – um terreno pantanoso e em declive na então inóspita região de Jacarepaguá.

Entre os números musicais, estão mais de 40 grandes hits que marcaram a história do festival. Este verdadeiro caleidoscópio musical embala a dramaturgia, através da história contada pelo ponto de vista de Elizabeth (Bel Kutner), testemunha de toda a odisseia que foi a produção do primeiro Rock in Rio. Nas suas memórias, ela relembra o passado através de um grande flashback em que se vê como uma jovem (Malu Rodrigues) recém-chegada na agência de publicidade de Roberto Medina (Rodrigo Pandolfo). Enquanto disputa uma vaga na agência com João (Beto Sargentelli), ela se depara com um momento único na história da indústria do entretenimento. 

O musical foi apresentado ao público do Rock in Rio pela primeira vez, com exclusividade, na Cidade do Rock, na edição de 2024 (leia a crítica aqui).

SERVIÇO
Temporada: 11 janeiro a 23 fevereiro 2025
Local: Cidade das Artes - Avenida das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 
Dias e horários: Quintas e Sextas, às 20h. Sábados e domingos, às 15h e 19h.
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: livre

Noemi MacHado

Passou dos vinte há algum tempo, foi desencaminhada pelo Genesis, Queen e Led Zeppelin ainda na infância e conviveu com bandas de rock a vida quase toda. Apresentadora do programa ARNews na Rádio Planet Rock e Rádio Oceânica FM, também é produtora de eventos, gestora do coletivo Arariboia Rock e colaboradora do site Rock On Board.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA