John Sykes, guitarrista do Thin Lizzy e do Whitesnake, falece aos 65 anos


Como informado no perfil do Instagram do próprio músicoJohn Sykes, famoso por seu trabalho com Whitesnake e Thin Lizzy, faleceu após sua luta contra o câncer.

O guitarrista, que já se destacava no Tygers Of Pan Tang, foi convidado por Phil Lynott para integrar a formação que encerraria a carreira da banda irlandesa, registrando Thunder and Lightning e o ao vivo Life Live, ambos de 1983. 

Após o fim da banda, o guitarrista chegou a trabalhar no projeto que viria a se tornar o Grand Slam, também de Phil Lynott, mas, com a insistência (sobretudo financeira) de David Coverdale, e com a benção de seu antigo mentor, finalmente aceitou fazer parte do Whitesnake.

Gravando overdubs (substituindo passagens de guitarra de Mel Galley e Mick Moody) na edição americana de Slide It In, de 1984, o jovem inglês se destacava tanto pela habilidade quanto pelo visual, chegando a se apresentar com a banda de Coverdale no Rock in Rio de 1985. 

Durante as gravações do álbum seguinte, o multi-platinado Whitesnake (1987), as divergências com David Coverdale levaram à demissão do guitarrista, que não chegou nem a participar da divulgação do trabalho - mesmo registrando quase todas as guitarras, além de ser co-autor de todas as faixas inéditas do disco, que inclue os sucessos "Is This Love", "Still Of The Night" e as regravações de "Crying In The Rain" e "Here I Go Again". Esta última, contando com overdubs de guitarra de Adrian Vanderberg na versão de estúdio e de Dan Huff na versão de rádio.

Após a ruptura com Coverdale (que estendeu a briga dos dois pelas décadas seguintes) o guitarrista se lançou nos vocais e guitarras do Blue Murder, trio que formou com Carmine Appice e o baixista Tony Franklin, lançando seu disco de estréia, Blue Murder, em 1989. Apresentando um hard rock técnico e ao mesmo tempo comercial, o sucesso do grupo foi, de certa forma, modesto. O que gerou acusações do guitarrista contra a Geffen, gravadora do grupo, de não divulgar o trabalho corretamente, em uma sabotagem que, supostamente, acontecia para favorecer o Whitesnake, que era lançado pelo mesmo selo. 

O trabalho seguinte, Nothin' But Trouble, de 1993, contou com a formação original em algumas faixas, mas com novos baixista e baterista (Marco Mendonza e Tommy O'Steen, respectivamente) gravando a maior parte do disco. "We All Fall Down", único single do álbum, chegou a ter alguma visibilidade na MTV, mas com o desinteresse do mercado pelo estilo da banda, Nothin' But Trouble acabou vendendo menos que o antecessor, o que é uma pena, pois tanto o single, como "Cry For Love" (gravada ainda com Carmine Appice e Tony Franklin na banda), além de outras faixas, apresentam qualidades musicais dignas de destaque. 

Encerrando o trabalho da banda, o ao vivo Screaming Blue Murder: Dedicated to Phil Lynott (1994), cobre os dois discos de estudio do Blue Murder, assim como apresentando "Cold Sweat" e "Dancing In The Moonlight (It's Caught Me In It's Spotlight)" do Thin Lizzy  e "Still Of The Night", do Whitesnake, e mostra a qualidade vocal de Sykes tanto cantando seu próprio material, quanto interpretando composições de Phil Lynott e David Coverdale. O que não é pouco, ainda mais considerando a complexidade das linhas do guitarrista em toda a sua carreira. 

Com a mesma formação de Nothin' But Trouble, a carreira solo do guitarrista foi iniciada com o álbum Out Of My Tree, de 1995, seguindo com Loveland e End of The Century (ambos de 1997) e Nuclear Cowboy (2000), e todos os trabalhos merecem uma conferida. A cereja do bolo veio com outro trabalho ao vivo, Bad Boy Live! (2004) que além das faixas das bandas anteriores do músico, é uma ótima porta de entrada para a carreira solo de Sykes, tanto pela performance, quanto pela qualidade da gravação, no que viria a ser o último disco lançado pelo guitar hero em vida. 

De 2009 pra cá, quando o guitarrista deixou de fazer parte da versão do Thin Lizzy que se apresenta ao vivo desde 1994, em homenagem a Phil Lynott formado pelos integrantes remanescentes e músicos contratados, as aparições públicas de John Sykes se tornaram escassas, com o artista expressando seu desânimo tanto com as redes sociais, quanto com o próprio estado do mercado musical nas poucas entrevistas que deu nos anos seguintes. O músico chegou a ensaiar para um embrião do que se tornaria o Winery Dogs, além de algumas conversas e propostas para uma reunião do trio original do Blue Murder terem sido cogitadas, ambas não indo para frente com as diferenças de objetivo entre os integrantes e a próprio estilo de vida recluso do músico. 

Para celebrar o trabalho de John Sykes fica a recomendação, mais do que sincera, de Bad Boy Live!, Blue Murder, Thunder and Lightning, além dos trabalhos do músico no Tygers Of Pan Tang e no Whitesnake, para quem quiser conhecer um dos melhores guitarristas (além de vocalista) surgidos de 1980 pra cá. Descanse em paz, John Sykes.

Zeone Martins

Redator, tradutor e músico. Coleciona discos e vive na casa de vários gatos. Ex-estudante de Letras na UFRJ. Tem passagens por várias bandas da região serrana e da capital fluminense.

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