Última atração do Palco Galp, o Europe mostrou que é uma ótima banda para festivais como o Rock in Rio Lisboa. O grupo sueco tem hits que se tornaram clássicos como a balada “Carrie” e, especialmente, o mega hit, “The Final Countdown”, mas acima de tudo tem a energia e a presença de palco que, associado às suas canções, fazem com que seja impossível ser indiferente ou mesmo não ser contagiado pelo show da banda.
Boa parte do set list do Europe é focado nos seus dois principais álbuns, The Final Countdown (1986) e Out Of This World (1988). Das doze músicas do show, sete foram dos discos clássicos da banda lançados na segunda metade dos anos 1980.
Este foi o período em que o Europe atingiu o estrelato até o momento em que decidiu dar uma pausa na década de 1990. O tempo passou, o grupo voltou a se reunir no final dos anos 1990, e desde 2004 vem lançando álbuns com alguma frequência, mas nunca mais atingiu aquele patamar de quase 40 anos atrás.
Contudo, a prova de que o Europe está em boa forma está em sua apresentação vigorosa, que por vezes lembra os bons tempos de David Coverdale e o Whitesnake. A banda começou o show com “On Broken Wings” e “Rock The Nights” e foi emendando seus hard rocks um atrás do outro e sem parar, até a balada “Carrie”, muito cantada pelo público.
No meio disso tudo, ainda houve espaço para o Europe mostrar uma música nova, “Hold Your Head Up”, um hard rock clássico ao estilo do Europe oitentista, que o vocalista Joey Tempest disse que estará no novo álbum da banda, o 12º de estúdio, que será lançado ainda neste ano.
Em “Superstition”, Tempest foi para o meio do público e aproveitou para emendar uma versão roqueira de “No Woman, No Cry”, de Bob Marley.
A banda encerrou a sua apresentação com “Cherokee” e, claro, o grande sucesso “The Final Countdown”, que talvez tenha sido a música que mais empolgou o público no primeiro dia do Rock in Rio Lisboa.
O jornalista Marcelo Alves, repórter do Rock On Board, acompanhou o festival presencialmente.