Popload Festival resgata CSS e marca estreia de Patti Smith em São Paulo

Patti Smith: Aos 72 anos de idade, artista enfim estreia em SP 
Falta menos de um mês para o Popload Festival, que acontece em São Paulo no feriado de 15 de novembro. Para se preparar, escolhemos cinco artistas e separamos cinco faixas que devem ser tocadas ao vivo no evento para que você conheça melhor o line up e aproveite a diversidade promovida pelo festival este ano.

PATTI SMITH
O principal nome do evento é o de Patti Smith, a dama do rock que é cantora, compositora, escritora e poeta. Aos 72 anos, continua na ativa, levando a novos públicos e novas gerações sua arte que passa pelos movimentos punk, folk e rock. Será a primeira vez que Patti Smith subirá em um palco em São Paulo, marcando um retorno 13 anos após sua última passagem pelo país. Com 11 álbuns lançados desde o histórico Horses (1975), Smith tem material de sobra para montar um show totalmente autoral, porém é comum incluir diversos covers em seu setlist ou músicas feitas em parcerias com outros figurões. Pode esperar também mensagens carregadas de teor político e comentários sociais. Não por acaso uma de suas músicas mais clássicas é “People Have The Power”. Devem estar no show também:
- Beneath The Southern Cross
- Pissing In A River
- Because The Night (coautoria com Bruce Springsteen)
- After The Gold Rush (cover Neil Young)
- Dancing Barefoot


THE RACONTEURS
A banda formada pelos amigos Jack White e Brendan Benson com Patrick Keeler e Jack Lawrence (ambos do Greenhornes) chega ao Brasil pela primeira vez com moral. Após um hiato de oito anos, a banda lançou Help Us Stranger, um álbum que não apenas dá continuidade ao rock do grupo, mas também foi um sucesso comercial considerável, chegando ao topo da Bilboard 200 na semana de seu lançamento. O melhor resultado para um álbum de rock em muito tempo nos Estados Unidos. Espere performances animadas e viscerais da banda, que virá com um quinto elemento: o tecladista Dean Fertita, que toca guitarra no Queens Of The Stone Age e outro constante colaborador de Jack White tanto na carreira solo quanto em sua outra banda, The Dead Weather. No setlist devemos ter:
- Steady, As She Goes
- Bored And Razed
- Broken Boy Soldier
- Top Yourself
- Carolina Drama


CSS
Beirut, a banda americana do Novo México, não virá mais ao festival e foi prontamente substituída pelo CSS (aka Cansei de Ser Sexy). A banda brasileira já tocou em grandes festivais pelo mundo, incluindo aí o Fuji Rock no Japão, Coachella, Glastonbury, Tim Festival e Lollapalooza. Após o final da turnê de Planta (2013) em 2014, o quarteto de mulheres manteve um low profile e não lançou mais músicas. Assim, a escalação para o Popload Festival 2019 marca a ressurreição do Cansei de Ser Sexy e um aditivo de energia e cor ao palco principal do evento. Além de poder mostrar seu som para uma nova geração – que pode não ter acompanhado a escalada de sucesso do grupo entre 2005 e 2012 –, a apresentação pode significar uma volta ao jogo. A vocalista Lovefoxxx já disse em uma entrevista recente que o CSS vai atacar com os hits da banda, então dá para apostar nas seguintes faixas:
- Hit Me Like A Rock
- Let’s Make Love And Listen Death From Above
- Dynamite
- City Grrrl
- Alala


HOT CHIP
Quem quer dançar? E se apaixonar? Com quase 20 anos de estrada, os britânicos do Hot Chip prometem fazem um show envolvente e amplamente baseado em seu novo disco, A Bath Full Of Ecstasy. Com tantos teclados e sintetizadores no palco, combinando house, disco e indie, poderá ser um dos shows mais pop desta edição do Popload Festival. O Memorial da América Latina se tornará uma balada indie a céu aberto, criando vários momentos para os crushes se conhecerem melhor. Ou então, se você for da galera mais rock’n’roll, o momento para relaxar da pista e guardar as energias para o que virá em seguida. Faixas que devem entrar no setlist do quinteto londrino:
- Melody of Love
- Made In The Dark
- Ready For The Floor
- Over And Over
- I Feel Better


KHRUANGBIN
O trio texano Khruangbin é talvez uma das atrações menos conhecidas dos brasileiros e provavelmente uma das mais interessantes desta edição do festival. Formado por Laura Lee no baixo, Donald Ray Johnson na bateria e Mark Speer na guitarra, a banda faz música instrumental espalhando psicodelia em bases de RnB, soul e dub, criando uma atmosfera sessentista e setentista com pitadas da música tailandesa, espanhola e do Oriente Médio, várias vezes lembrando muito a surf music. Aliás, ao vivo o trio não economiza no estilo e nas performances. Uma banda recente (formada em 2015) que já tocou em festivais como Glastonbury, Bonnaroo, SXSW e chega ao Brasil no auge do hype para divulgar o disco mais recente, Hasta El Cielo. Devem tocar:
- Mr. White
- Dern Karla
- Maria También
- August 10
- Rules


Completam o line up a sueca Tove Lo, a rapper inglesa Little Simz, a cantora baiana Luedji Luna e o bloco afro Ilê Aiyê. A norueguesa Boy Pablo fará parte de uma ativação do TNT Energy Drink após o último show do festival. Terão acesso ao show de Boy Pablo todos que passarem pelo estande da marca e retirarem ingresso antecipadamente.

O Popload Festival 2019 acontece mais uma vez no Memorial da América Latina (ao lado da estação Barra Funda) em São Paulo e os ingressos já estão no último lote. As portas serão abertas às 10h e os shows começam às 11h.

Classificação etária: a partir de 16 anos desacompanhados. Entre 14 e 16 anos somente acompanhados de um responsável legal. Proibida a entrada de menores de 14 anos. Este evento requer autorizações específicas, acompanhe a atualização da expedição de alvarás através do site oficial.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2