Edição brasileira do Montreux Jazz Festival acontece no Rio em junho e terá Steve Vai

Steve Vai será uma das atrações do primeiro Rio Montreux Jazz Festival
O Rio de Janeiro será palco de um dos mais importantes festivais do mundo. O Montreux Jazz Festival, criado em 1967, na cidade que leva o mesmo nome, vai acontecer pela primeira vez na América Latina, seguindo os mesmos moldes da programação variada que acontece na Suíça. O Rio de Janeiro, reconhecido globalmente como uma cidade que vibra cultura, foi escolhido para essa estreia.

A programação do Rio Montreux Jazz Festival vai ocupar diferentes pontos da capital fluminense, com o melhor da música e cultura em atrações pagas e gratuitas. O objetivo é estimular o acesso à atmosfera vibrante e criativa da arte que tornaram o Festival conhecido mundialmente.

No Pier Mauá, o festival ocupará 3 palcos – nomeados em homenagem a grandes estrelas da música brasileira: Ary Barroso, Tom Jobim e Villa-Lobos -, com capacidade para receber até seis mil pessoas, por dia de evento. Além dos shows, o público terá área de convivência com bares e food trucks. O Pier também irá sediar uma exposição com os pôsteres de edições passadas do evento. Os ingressos do Rio Montreux Jazz Festival começaram a ser vendidos no dia 16 de abril.

Além da programação de shows no Pier Mauá, a boa música vai ocupar a cidade em outros 5 palcos gratuitos. No Parque Madureira estará o Palco Pixinguinha, com área para receber um público de até 5 mil pessoas. Em outros quatro pontos da cidade estarão os palcos Montreux Urbano. A iniciativa quer estimular o acesso à cultura e incentivo às novas revelações da música brasileira.

Quem vai tocar no Rio Montreux Jazz Festival

Para os palcos do Rio Montreux Jazz Festival, Mazzola selecionou artistas de diferentes gerações e estilos, além de encontros que marcarão um novo capítulo da música brasileira. Em 2019, ano marcado pelos 25 anos de ausência de Tom Jobim, a noite de abertura terá um encontro entre o Quarteto Jobim e Maria Rita, com uma homenagem ao grande maestro. Nesta mesma data acontece a apresentação de Steve Vai, um dos maiores guitarristas da história, que está preparando um show exclusivo para o festival no dia de seu aniversário, dia 6 de junho. Além de Steve Vai, teremos ainda entre as atrações internacionais, o lendário baixista Stanley Clarke, o ex-guitarrista de Miles Davis, John ScofieldAl Di Meola (considerado por quatro vezes o melhor guitarrista do mundo pela revista Guitar Player)Do lado nacional, acontece um encontro inusitado de três grandes nomes da música brasileira: Frejat, Zeca Baleiro e Pitty, que tocarão juntos os maiores sucessos de suas carreiras. No dia 8 de junho, Andreas Kisser reúne convidados e comanda um show inédito com os grandes hits do heavy metal em formato instrumental. Já o último show do festival, na noite de 9 de junho, trará a mistura de sons de Ivan Lins, Chucho Valdés e Irakere, a união de Brasil e Cuba, reeditando um show exclusivo realizado em Havana, em 1996. 

Para os palcos gratuitos, a programação vai incluir nomes revelação da música, muitos já premiados internacionalmente, além de projetos sociais de êxito realizados na cidade, como a Orquestra de Câmara da Rocinha e Camerata Jovem (que compreende os músicos de comunidades do Rio de Janeiro como Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Rio das Pedras e Cidade de Deus, além de músicos das cidades de Petrópolis, João Pessoa e Rondônia). Além disso, será um espaço para a pluralidade de ritmos e cultura. Entre as atrações está a nova geração da música instrumental no Brasil homenageando grandes lendas como Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Pixinguinha e Paulo Moura.

Programação Rio Montreux Jazz Festival 2019

Local: Pier Mauá
Palco Tom Jobim – capacidade de 780 pessoas sentadas (Armazém 2)
Palco Villa-Lobos – capacidade de 3.500 pessoas em pé (Armazém 3)
Palco Ary Barroso – localizado na varanda do Pier
Demais regiões – Palcos gratuitos
Palco Pixinguinha – localizado no Parque Madureira
Palcos Montreux Urbano – em quatro diferentes pontos da cidade
Ingressos: A partir de R$ 25,00 (ver tabela no link)
Classificação etária: 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Abertura do Pier Mauá: 18h
Abertura dos armazéns: 30 minutos antes do início do show 
Venda de ingressos no site: https://riomontreuxjazzfestival.uhuu.com

6 de junho – quinta-feira
Palco ARY BARROSO
18h30 – Amaro Freitas
21h00 – Diego Figueiredo

Palco TOM JOBIM
19h30 - Quarteto Jobim convida Maria Rita - "Chega de saudade: 25 anos sem Tom Jobim"
22h00 – Al Di Meola Acoustic Trio

Palco VILLA-LOBOS
23h30 – Steve Vai

Palco PIXINGUINHA (Horários a confirmar)
Atração a confirmar
Marcelo Caldi convida Gabriel Grossi - Homenagem a Luiz Gonzaga

7 de junho – sexta-feira
Palco ARY BARROSO
18h30 – Choro na Rua
21h00 – Pedro Martins Trio

Palco TOM JOBIM
19h30 - Yamandu Costa. Participação especial: Camerata Jovem do Rio de Janeiro
22h00 – The Stanley Clarke Band

Palco VILLA-LOBOS
23h30 – Frejat convida Pitty e Zeca Baleiro

Palco PIXINGUINHA (Horários a confirmar)
Atração a confirmar
Bianca Gismonti Trio convida Frank Colón - Homenagem a Egberto Gismonti

8 de junho – sábado
Palco ARY BARROSO
18h30 – Ricardo Herz Trio
21h00 – Andreas Kisser and guests: "Instrumental Acoustic Metal"

Palco TOM JOBIM
19h30 – Hamilton de Holanda convida Paulinho Costa
22h00 – Hermeto Pascoal

Palco VILLA-LOBOS
23h30 – Atração Internacional a confirmar
Palco PIXINGUINHA (Horários a confirmar)
Atração a confirmar
André Vasconcellos Quinteto

9 de junho – domingo
Palco ARY BARROSO
18h30 – Allyrio de Mello
21h00 – A Guitarra e o Tambor

Palco TOM JOBIM
19h30 – Carlos Malta e Pife Muderno
22h00 – John Scofield Combo 66

Palco VILLA-LOBOS
23h30 – Brasil Cuba: Ivan Lins, Chucho Valdés e Irakere

Palco PIXINGUINHA (Horários a confirmar)
Atração a confirmar
Dani Spielmann e orquestra Gafieirando convidam Bebê Kramer - Homenagem a Paulo Moura

Sobre o Montreux Jazz Festival

Criado em 1967, o Festival acontece na cidade suíça de Montreux e nos seus mais de 50 anos de história, o Montreux Jazz Festival se diversificou e passou a incorporar novos ritmos, gêneros e linguagens artísticas. Em seus palcos se apresentaram grandes nomes da música mundial como: Nina Simone, Ray Charles, Miles Davis, Stevie Wonder, Prince, David Bowie, Phil Collins, entre outros.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2