"Levante", novo trabalho do OdioSocial, é hardcore raiz com tudo o que tem direito

OdioSocial está de volta com a pedrada "Levante"
Por Ricardo Cachorrão Flávio

Chegando à maioridade em 2018, a molecada da OdioSocial – grafado assim mesmo, junto, sem acento, com O e S maiúsculos, trás a tona o petardo “Levante”, trabalho que vem sendo pensado e preparado pelos meninos há um ano e meio, no mais absoluto DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo), correria monstra entre camaradas, parceiros do Brasil e de fora, e vários selos que se cotizaram e possibilitaram que chegasse ao mercado um trampo bem feito, com capricho na parte gráfica e, principalmente, muito bem gravado, que mostra que ano a ano o OdioSocial vem se destacando e tornando cada vez mais um dos grandes nomes do hardcore paulistano e, por que não? Brasileiro!

A banda foi formada no ano 2000, na periferia de São Paulo, a princípio para curtição e zoeira, como a grande maioria das bandas nasce, mas que com o tempo foi ficando uma brincadeira séria. O interessante é que mesmo sendo curtição, os moleques sempre se importaram em registrar tudo o que era feito, e já em 2000 gravaram sua primeira fitinha K7.

Quando lançaram a cacetada “Jovens Mortos Não Fazem Nem Contam Histórias”, CD de 2014, seguiu-se a primeira turnê europeia, já em 2015, em que Leandro (guitarra e vocal), Fábio (baixo e vocais) e Douglinhas (bateria e vocais), formação consolidada desde 2009, se meteram. No Velho Continente, aumentaram os contatos e parcerias, aprenderam muito de como funciona o underground por lá e trouxeram esse conhecimento para o Brasil, onde foram ampliando os horizontes e tocando cada vez em mais praças diferentes.



Em 2017 fizeram a segunda turnê europeia e lançaram um split, em CD e LP, em conjunto com a banda alemã KILLBITE, o “Suas Torres Douradas Entrarão em Colapso”, com 6 faixas cada banda, que depois veio ao Brasil com ajuda do OdioSocial para conhecer terras tropicais, num intercâmbio bacana entre as bandas.

Firmes por aqui, foi a hora de começar a preparar o novo trabalho que já vinha sendo pensado e foi aí que capricharam e criaram este “Levante” que chega agora, depois de muita correria dos meninos para viabilizar a empreitada. Idealizado pela RedStar Recordings, para sair no capricho que saiu, contaram com o apoio de inúmeros amigos e selos, a saber: Mente Destruida (México), Break the Silence Records (Alemanha), Exílio Records, Resistência Antifashion, Produções Marginais, Lixo Discos, Manaós Distro, Resista! e Anos 80 Rock Wear.

O disco é pau puro, punk rock hardcore maduro, bem feito e bem gravado, trazendo a realidade das ruas, com críticas sociais presentes desde o início da banda. E ainda sobra espaço para meter o dedo na cara dos “atrasa-lado” que sempre existiram e parece que nunca sumirão, na ótima faixa “Falsidade”.

É isso, os moleques cresceram, a estrada fez bem, o discurso continua atual, a guitarra do Leandro cada vez mais cortante, sobre a cama bem feita pelo baixão do Fábio e a bateria monstruosa que o menino Douglas anda batendo cada vez mais forte. Longa vida ao OdioSocial.
Cotação: 

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2