No Rio, Green Day satisfaz público em show enérgico e de diversão garantida

Green Day trouxe ao Rio a turnê do novo disco, 'Revolution Radio' (Foto: Rom Jom)
Por Rom Jom

O trio californiano do Green Day fez uma noite memorável em seu primeiro show da turnê “Revolution Radio” no Brasil. Talvez a palavra certa seria “enérgico”. A banda passou a limpo toda a sua carreira da melhor maneira (e ordem!!). Aquele trio de rapazes queridos da MTV da década de 90 conseguem até hoje surpreender os novos e velhos fãs.

A casa não estava totalmente cheia, porém, foi o suficiente para emanar energia para todos os lados. Embalado com o som do Queen com “Bohemian Rhapsody” e “Blitzkrieg Bop” do Ramones – com direito a um coelho rosa animando a plateia – a banda surge com uma vitalidade que relembrou a primeira apresentação em terras cariocas em 1998 – quando ainda eram apenas um trio, e hoje possuem mais três músicos de apoio– saudando o público e enlouquecendo ao som de “Know Your Enemy” ,“Bang Bang” e “Revolution Radio” com direito a explosões e muitos fogos (E teve muito mais no decorrer da apresentação). As músicas novas foram recebidas muito bem, e aliás, são muito melhores ao vivo.

“Demorou sete anos para voltarmos! Vamos enlouquecer juntos!” Billie Joe está carismático e enérgico desde o primeiro segundo, e logo na primeira música já convida um fã para cantar com ele no palco, fato este que já virou marca da banda: a interação com os fãs em suas apresentações. E não foi a única. Em “Longview” um fã subiu assumindo o vocal e em “Knowledge” – cover do Operation Ivy – uma fã sobe para tocar guitarra e de quebra a leva de presente. Como assim, não? E esses não foram os melhores momentos do show. Não mesmo.

E o que dizer de “Holiday” e “Boulevard of Broken Dreams”, do idolatrado American Idiot (20004) cantadas em som uníssono por todos, com direito a 'paradinhas' no meio da música para milhares de agradecimentos aos presentes? O que em determinados momentos tiram um pouco a energia da apresentação, como em “Hitchin’ a Ride” (do excelente Nimrod de 1997), que no momento em que a música vai explodir, o grupo prolonga tanto que você até esquece em que momento ela parou. Mas até isso parece agradar ao público. Vai entender.
O animado Billy Joe, enrolado na bandeira do Brasil (Foto: Rom Jom)
O petardo Dookie de 1994 foi lembrado com duas ótimas dobradinhas: “When I Come Around” e “Welcome to Paradise” e quase no final do show com “Basket Case” e “She”, que convenhamos, fez todos os presentes muito felizes. Dá para perceber a sintonia perfeita de Mike Dirt (baixo) e Tré Cool (bateria) com os sons antigos. Nostalgia boa!

E mais próximo do fim tivemos uma versão mais do que longa de “King for a Day” com direito a medleys de “Satisfaction” do Rolling Stones até “Hey Jude” do Beatles com a banda inteira fantasiada. E ainda teve o saxofonista tocando “Garota de Ipanema” em seu momento solo. “Still Breathing” do novo álbum tira o público deste marasmo momentâneo seguida de “Forever Now” que fechou a primeira parte.

Ainda que não fosse surpresa, a banda retorna em um bis fenomenal com “American Idiot” e uma versão linda e mega acelerada de “Jesus of Suburbia”. E para deixar a noite ainda melhor Billie volta ao palco sozinho com o violão e fecha a noite tocando “21 Guns” e a excelente “Good Ridance”.

Uma das coisas ótimas é constatar que o Green Day se reinventa a cada turnê e consegue apresentar um número onde todos se divertem. Diversão fácil de ver e sentir - tando de banda quanto de público. Coisa rara hoje em dia. Todos felizes? Sem dúvida.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2