Nova sensação do rock britânico, Charming Liars fala com exclusividade ao Rock On Board

Foto: Divulgação

Por Bruno Eduardo

Eles tiveram seus primeiros trabalhos produzidos por ninguém menos que Bob Rock, - o cara por trás do disco mais famoso do Metallica (Black Album) - e John Fields (Soul Asylum, Miley Cirus). Britânicos, mas residentes de Los Angeles, o Charming Liars apresenta em "Burn", seu novo single, o modelo que invadiu as discotecas rock nos anos oitenta - com guitarras densas e batidas hipnóticas. Em conversa com o Rock On Board, o guitarrista Karnig Manoukian falou sobre o atual momento do grupo, e sobre o passado - que inclui shows ao lado de Alice in Chains e Jane's Addiction. Confira abaixo essa entrevista exclusiva com uma das revelações do rock britânico.

Vocês excursionaram com grandes nomes do rock mundial como Coheed & Cambria, Alice in Chains e Jane's Addiction. Como foi tocar com essas bandas?

Foi uma experiência incrível. Realmente a nossa primeira grande turnê na América e a primeira vez que excursionamos com essas bandas. Fomos capazes de ver os prós e contras de um dos festivais mais bem sucedidos e que realmente abriu nossos olhos!

Agora, a grande notícia é o recente lançamento do single "Burn". Você poderia falar um pouco sobre o processo de composição e gravação desta canção e fazer também uma rápida comparação com as canções do EP anterior?

Na verdade, o processo de composição de "Burn" começou em outubro do ano passado. Desde lá, a música evoluiu muito para chegar no ponto que ela é agora. Nosso último disco foi produzido por Bob Rock, mas para esta faixa eu decidi tomar a posição de produtor e espero que tenha soado bem!

Por falar nisso, como foi a sua experiência em trabalhar com John Fields & Bob Rock?

Eles são dois produtores muito diferentes quando se trata do processo de gravação, mas uma coisa que eles têm em comum, é que no final as faixas soam incrivelmente coesas. Eles foram os primeiros grandes produtores que eu trabalhei na vida e foi uma experiência incrível. Todos nós da banda aprendemos muito.

Vocês também lançaram um vídeo clipe de "Burn"...

Oh yeah! Assim que terminamos a gravação do single, nós rapidamente decidimos fazer um vídeo para ele. Gravamos ele no centro de Los Angeles, no meio da noite. Foi muito divertido! Legal, é que você pode ver um monte de personagens engraçados no vídeo!

Todas as músicas de "We Won't Give Up" tem aquilo que as bandas chamam de 'potencial hino'. De todas elas, "The Desperation" é a que melhor chega a esse patamar. Você poderia falar de onde vocês pegaram inspiração para essa música?

Eu acho que foi realmente o ambiente que vivíamos naquele momento. Todos os eventos da Wall Street estavam ocorrendo [ele se refere aos protestos de 2013, batizado de "Occupy Wall Street"]. E por sermos uma banda da Inglaterra, tínhamos uma perspectiva diferente sobre os acontecidos... Por falar nisso, nós também amamos hinos. Nós estamos sempre tentado escrever coisas nesse sentido. Então, acredito que "The Desperation" é um resultado de todas essas coisas.

Realmente, vocês fazem algumas declarações políticas em 'The Desperation' sobre tumultos ocorridos na Wall Street. Vocês planejam seguir essa orientação política nos trabalhos futuros da banda?

Nunca diga nunca, mas definitivamente é algo que raramente vamos fazer. Em "The Desperation", a inspiração foi momentânea e girou em torno de nós. Por isso, posso dizer que foi algo natural ter um ambiente político nessa canção, em específico. 

Existem algumas versões acústicas do Charming Liars 'flutuando' no Youtube. Vocês já pensaram em fazer um álbum estritamente acústico ou uma turnê nesse sentido?

Definitivamente! Nós amamos fazer versões acústicas. Um álbum e uma turnê seria fantástico! É uma outra maneira de retratar sua música para os ouvintes, e também uma ótima maneira de se chegar a um grupo diferente de fãs.

Vocês já tiveram algum convite para tocar no Brasil?

Sim! Há chances reais de tocarmos aí até o fim do ano. Estamos tentando.

Qual o próximo passo do Charming Liars? Quando vamos ouvir o próximo EP?

Estamos atualmente em estúdio terminando o próximo EP. Tem sido um tempo longo desde que lançamos "We Won't Give Up", mas eu acho que a nossa paciência final foi importante para nós expandirmos o nosso som. O próximo EP vem para girar algumas cabeças (no bom sentido) e ele vai mostrar um novo rumo do Charming Liars, mas ao mesmo tempo eu acho que as pessoas ainda vão ver a mesma banda. Ainda não temos datas confirmadas ainda, mas ele deve ser lançado no final de agosto ou início de Setembro.

Para terminar, de onde vem o nome Charming Liars?

Estávamos em um bar na cidade de Nashville, e tentamos deixar o local sem pagar a conta. Aí uma das garçonetes começou a nos chamar de vários nomes, e um deles era "Charming Liars" (risos). Nada muito emocionante!

+Rock On Board na sua timeline
Curta a nossa fã page no facebook e siga @rockonboard no twitter e instagram.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2