Guitarrista do RDP fala da importância de Marcatti, que tem história contada em livro


Por Bruno Eduardo

Famoso no mundo do rock pela parceria com a banda Ratos de Porão, o quadrinista Marcatti tem a sua trajetória revelada no livro Tinta, suor e suco gástrico, do autor Pedro de Luna. A obra faz parte da série Recordatório, uma coleção lançada pela editora Marsupial, que pretende ajudar a preservar a memória dos quadrinhos brasileiros. A biografia conta a história desse artista, que é considerado um ícone do quadrinho underground - e famoso por abordar temas escatológicos. O autor - que também é quadrinista - garante que o livro deixa uma mensagem relevante sobre a arte independente. "Me identifico muito com a ideologia do Marcatti, de fazer sua arte sem depender de terceiros. Acho que essa essência dele como artista é que faz a diferença".    

Com o Ratos de Porão 


A parceria com o RDP começou no disco Brasil, considerado o clássico maior da banda. No entanto, Jão, guitarrista do grupo, afirmou que eles já eram fãs do artista antes mesmo de trabalharem juntos. "Nós já conhecíamos o trabalho do Marcatti antes mesmo dele trabalhar com o Ratos de Porão. A gente pirava nos quadrinhos dele" - dando como exemplo, a saga de Gervásio, um de seus personagens mais populares, que mantinha um caso de amor com a própria hemorroida. Para Jão, a grande virtude de Marcatti é que ele não se resume apenas em um segmento. "Marcatti é um artista completo. Ele não se limita em fazer arte de uma maneira apenas. Ele é muito consistente em tudo que faz", elogia.

O valor do quadrinista na história do grupo está refletido no dia a dia dos fãs. O símbolo da banda, criado por ele nos anos oitenta, pode ser visto estampado no fundo de palco nos shows da banda ou em rótulos de cerveja. Segundo o guitarrista, Marcatti conseguiu captar tudo o que banda queria na capa de "Brasil", e citou também a importância de ter um artista responsável por esse tipo de trabalho no rock nacional. Para ele, haviam poucos profissionais dedicados ao gênero. "A capa de Brasil foi um marco para o rock nacional. Geralmente as bandas não conseguiam fazer capas legais porque não tinham um artista disponível na cena. Além disso, a qualidade do Marcatti é indiscutível. Ele conseguiu traduzir perfeitamente o que nós queríamos, tanto em Brasil, quanto em Anarkopobia, que tem uma capa foda também!". 

Ratos de Porão em quadrinhos


Além das capas de discos, Marcatti também levou o Ratos de Porão para as bancas de jornais ao criar uma série de gibis do grupo. No entanto, a aventura durou apenas duas edições - o que para Jão, não foi uma grande surpresa, já que as tiragens eram grandes demais para uma banda como o Ratos. "Foi muito louco ver todos nós desenhados como ratos, em histórias que ele inventava da gente na estrada. Uma das coisas mais legais desses gibis, é que até o pessoal que trabalhava com a banda na estrada tinham seus personagens próprios. Pena que não teve continuidade", relembra com orgulho. Após alguns anos distante da banda, Marcatti voltou a contribuir com algumas coletâneas. Ele fez também as capas dos discos Só Crássicos (2000) e No Money No English (2012). Sobre a relação com o quadrinista, Jão afirma que se fosse por ele, Marcatti estaria até hoje fazendo as capas do grupo. 

O lançamento de Marcatti - Tinta, suor e suco gástrico, acontece nesta quarta-feira, 20/5, às 18h, na Livraria Cultura Cine Vitória (RJ) - com a presença do autor Pedro de Luna. A livraria fica na Rua Senador Dantas, 45, Cinelândia. Entrada franca.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2