Por que Dave Grohl é um dos caras mais legais do rock?


Por Bruno Eduardo

Em junho de 2015, Dave Grohl surpreendeu o mundo mainstream por ter fraturado a perna durante um show do Foo Fighters e ao invés de cancelar a apresentação, pediu para que o público não deixasse o local, prometendo voltar ao palco para finalizar o show. A promessa foi cumprida e ele terminou a apresentação em uma cadeira de rodas.

Levando em conta a maioria das histórias sobre rockstars, criadas dentro da filosofia sexo, drogas e rock and roll, Dave Grohl não poderia ser considerado um ícone roqueiro da mesma proporção. Afinal, o cara não usa drogas pesadas, não destrói quarto de hotéis e não é conhecido pelas por estripulias ou lista de exigências que servem apenas para mostrar o quão exuberante pode ser a vida de uma estrela do rock. Nada de rebeldia, quebra-regras ou violação. Na verdade, Grohl se distingue de todos os outros por sua implacável positividade e por ser um cara certo na hora mais apropriada possível. Ele é um dos poucos modelos construídos para o mercado, que funcionou exatamente por saber onde se encaixar. 

Um grande exemplo do figurino encarnado pelo líder do Foo Fighters pode ser visto no documentário Back And Forth, que conta a trajetória do grupo desde o fim do Nirvana. No filme há várias cenas de tensão – envolvendo demissões de companheiros, divergências nos estúdios e algumas farpas de ex-integrantes – sempre remediadas pela impressionante serenidade de Dave. É essa visão positiva nos mais controversos momentos que fazem por justificar sua fama de “Mr. Nice Guy“.
Dave Grohl foi reconhecido numa roda durante um show do Soundgarden
Grohl é também um dos poucos artistas de rock que conseguem se conectar com os fãs no universo que os fãs consideram real – que vai muito além daquela selfie tirada num shopping ou da disputada sessão de autógrafos pós show. Todo mundo sabe que o limite existente entre a fantasia e a realidade de um ídolo é certamente o que mais intriga os fãs nesse “mundo encantando do rock and roll”. Então, imagine você assistindo um show, espremido por uma roda punk, e dentro dessa roda punk está ninguém menos que Dave Grohl. Quando estamos falando desse cara, a situação não é apenas uma suposição, ela acontece. Tanto que já é normal os fãs postarem fotos de Grohl curtindo algum show no meio da galera, como um fã qualquer.

Há também vários outros relatos de fãs e colegas de imprensa que servem para desmistificar a imagem de ídolo intocável do ex-baterista do Nirvana. Entre essas lendas, há o famoso caso em que ele reconheceu uma fã com paralisia cerebral durante um show do Foo Fighters na Europa (relatado pelo The Guardian), e a fatídica doação de 1 bilhão de dólares para entidades que tratam de crianças com câncer.

Diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és…

Mas não são apenas os fãs que podem comprovar a sua fama de “cara legal”. Independentemente de seus projetos paralelos, como o Them Crooked Vultures, o Probot e o fantástico Sound City, Grohl já trabalhou com um leque impressionante de artistas, incluindo Queens Of The Stone Age, Queen, Led Zeppelin, Nine Inch Nails, Cage The Elephant, Bruce Springsteen, Jack White, Rush, Roger Waters, Eddie Vedder e vários outros. Além disso, ele nunca perde uma oportunidade de prestar homenagem a seus ídolos – mesmo os menos conhecidos – ou participar de festivais independentes, com bandas undergrounds americanas.

A vida pessoal de Dave Grohl é exposta não apenas nos tabloides, mas por ele mesmo. Casado com uma produtora da MTV e pai de três meninas, o roqueiro é sempre visto em passeios com suas filhas e momentos famíliares. Inclusive, no já citado Back And Forth, Dave aparece dividido entre as gravações do álbum Wasting Light e os mergulhos na piscina ao lado das crianças (o disco foi gravado no porão da sua casa).

Tudo isso, é fato, fica diretamente ligado ao modelo que ele escolheu trabalhar sua imagem no mercado. Ingenuidade pensar que nada disso faz parte do jogo. Evidente que faz. E tal constatação de seu engajamento “marqueteiro” serve apenas como mais um motivo para podermos afirmar, que esse tal de Dave Grohl realmente sabe das coisas.
Dave, fotografado com uma de suas filhas durante um passeio na rua

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2