DISCOS: SAUTRUS (REED: CHAPTER ONE)

Foto: Sautrus / Reed

SAUTRUS

Reed: Chapter One

Pink Tank Records; 2014

Por Bruno Eduardo


O Sautrus é a mais nova sensação do rock polonês. O grupo foi formado em 2010, e após um aclamado EP, resolveram colocar na praça o seu primeiro disco full length, Reed: Chapter One. O disco me foi apresentado pelo amigo Luis Fernando Almeida, do bem frequentado Asilo de Roqueiros - grupo que reúne alguns dos mais simpáticos cafajestes do facebook. Lá o humor é negro, mas o rock é assunto sério. Tão logo terminei a audição de Reed, consegui uma entrevista com o vocalista Weno Winter, que pode ser conferida AQUI.

Na Europa, alguns veículos classificaram o som do álbum como stoner rock psicodélico. Particularmente, eu sempre achei um tanto quanto patética essa necessidade tola de classificar e/ou separar as ramificações do rock and roll. O que seria o Led Zeppelin nos dias de hoje? A banda de Robert Plant iria chutar traseiros de todos esses "entendidos". O rock do Led era tradicional como a necessidade e psicodélico como de costume - já a viagem era sempre obrigatória.  

Reed: Chapter One é uma explosão cósmica, um espectro sem conotação. Sulcos de psicodelia num caldeirão sabbáthico em ebulição. É rock dos anos setenta, mas poderia ser rock dos anos noventa. O som do Sautrus é tudo o que Soundgarden e Helmet quiseram ser um dia. Ouça "Ricochet" - que não é uma versão cover do Faith No More - e entenda. "KNURR" e "Kuelmaggah Part 2" são peregrinações progressivas, com riffs à Iommi. A influência de Sabbath bate forte na acachapante "Iomi Iomi", e mais forte ainda em "Losao" - onde a voz de Weno remete a um Ozzy Osbourne fase Master of Reality. É um discaço! Uma das melhores coisas que ouvi este ano. Aliás, falando de culturas europeias, este é o momento ideal para você começar a conhecer a Polônia de uma maneira certa.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2