GUITAR HERO: 70 ANOS DE JEFF BECK


Por Gustavo Canine Marques

Jeff Beck completa 70 anos de vida. E isso é realmente um grande motivo a se comemorar, já que ele é um dos poucos sobreviventes de uma geração de ouro da guitarra - em qual incluo na primeira fila: Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton e Jimmy Page. 

Jeff Beck já gravou dezesseis álbuns (dez em carreira solo), tocou com vários artistas consagrados, gravou inúmeros estilos, alternou afinações, e usou e abusou de uma rara musicalidade.  Para Jeff Beck, inovar sempre foi o caminho. Seus álbuns são bem diversificados, e pode agradar fãs de diferentes estilos. 

Como muitos dessa nova geração sequer ouviram falar dele, gostaria de citar dois álbuns básicos para os iniciantes:


Blow By Blow (1975): Um disco soberbo, calcado no Jazz e que não contém finais de faixas - o álbum é todo emendado! Deste petardo, destaco "Cause We´ve End As Lovers" - onde há frases diferentes durante toda a música. Para os praticantes, é bom citar que ele usou um dos captadores Seymor Duncan. Por falar nisso, nesse álbum ele usa a guitarra Tele Gib, uma Telecaster de 2 Humbuckers estilo Gibson - e não é só isso: para os amantes de Fenders, os captadores Lace Sensor também tiveram colaboração de Jeff Beck.     

Wired (1976): Esse disco possui a sensacional "Blue Wind", e não por menos, é considerado uma das maiores influência de Steve Vai. Inclusive, vejo muita semelhança nos estilos de Vai e Jeff Beck. Wired é uma continuidade de Blow By Blow, e mantém a mesma engenharia de estúdio. Por ser um álbum instrumental, há de ressaltar o feito comercial do álbum - ganhou disco de platina e alcançou o 16º lugar na Billboard. 
Resumindo: são dois discos imperdíveis! Fica aqui a minha dica: Não há como gostar de guitarra sem conhecer um pouco da obra de Jeff Beck.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2