Neil Peart, lendário baterista do Rush, morre aos 67 anos de idade

Neil Peart morreu aos 67 anos, vítima de um câncer no cérebro
O mundo do rock foi pego de surpresa nesta sexta (10) após o anúncio de que Neil Peart, baterista e letrista do Rush, morreu vítima de um câncer no cérebro. Peart tinha 67 anos de idade e vinha lutando silenciosamente contra a doença nos últimos três anos.

Peart foi amplamente considerado um dos maiores bateristas do rock de todos os tempos e influenciou muitos músicos e bandas por seu estilo extravagante, e absolutamente preciso. Influenciado por Keith Moon, do The Who, ele se juntou ao cantor e baixista Geddy Lee e ao guitarrista Alex Lifeson para formar uma das bandas mais aclamadas da história do rock: o Rush. O primeiro álbum do Rush com o baterista foi o excelente Fly By Night, de 1975, que conta com a épica "By-Tor and the Snow Dog". O primeiro disco de platina do grupo veio um ano depois com 2112, mas o ápice comercial e popular do trio chegou no início dos anos oitenta, com o lançamento de Moving Pictures, que traz a música mais conhecida da banda até hoje, "Tom Sawyer". 

A banda tocou sua última turnê em 2015, com Peart revelando no ano seguinte no documentário Time Stand Still, que ele lutou contra dores físicas intensas durante a corrida final. Em 2002, o Rush gravou um DVD ao vivo no Rio, em show histórico no estádio do Maracanã. 

Autodidata rigoroso e escritor talentoso, Peart também foi autor de várias biografias. Uma delas é Ghost Rider: A Estrada da Cura, uma autobiografia que traz uma visão própria de sua carreira e da sua vida particular, onde ele fala inclusive, de seu maior drama, que foi perder sua amada filha Selena, então com 19 anos, num trágico acidente de carro no Canadá. E dez meses depois, perderia também a amada mulher, Jackie, com quem estava casado havia 20 anos.

Coincidentemente, há algumas semanas rolaram boatos sobre uma possível volta do Rush sem Neil Peart e com Mike Portnoy, o que rendeu um debate à respeito do assunto no programa O Papo é Pop, da Rádio Planet Rock [assista abaixo].


Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2