Álbum novo do The Who pode ser o fechamento com chave de ouro da banda

The Who solta seu novo álbum de inéditas, "WHO"
Por  Ricardo Alfredo Flávio 

Desde 2006 sem lançar um álbum de inéditas, quando tivemos o muito bom (e tão pouco falado) Endless Wire, o THE WHO passou esse tempo na estrada, em pequenas turnês pela Europa e Estados Unidos, shows especiais como a turnê Quadrophenia e MUITOS lançamentos de discos e vídeos ao vivo, de turnês recentes ou resgates de shows da década de 70. Coisa que todo fã adora, e garante que o bolso dos senhores da banda permaneça sempre bem cheio.

De lá pra cá também, em março de 2017, o Brasil teve a honra de receber pela primeira vez a banda, que tocou no Rock in Rio, esticou até o São Paulo Trip e ainda deu uma chegada em Porto Alegre, onde a banda fez um dos seus melhores shows, segundo os próprios integrantes.

Faltava um gás novo e ele chegou em 2019, o excelente álbum WHO, acaba de ser lançado. Bem recebido pela crítica e por fãs, de cara chegou ao terceiro lugar na parada britânica – e continua subindo. Segundo o vocalista Roger Daltrey soltou em entrevistas, é o melhor disco gravado pela banda desde 1971, quando lançaram apenas o Who’s Next, tido por muitos como o melhor disco da carreira da banda.

WHO trás 11 faixas (quase) inéditas – são 14 na edição De Luxe, que poderiam estar, tranquilamente, no álbum Who Are You, de 1978, por exemplo, pois tem a mesma pegada do último disco gravado pelo lendário baterista Keith Moon.

Escrito quase totalmente pelo tão talentoso, quanto falastrão, guitarrista Pete Townsend, que recentemente disse em entrevista à Big Issue Magazine uma série de afirmações onde cita a imbecilidade de Keith Moon, e dele próprio, ao destruir quartos de hotéis nos anos 70, ou, pior ainda, em entrevista à Rolling Stone, dá graças a Deus por Keith Moon e o baixista John Entwistle estarem mortos – afirmação depois explicada via Facebook, onde menciona a dificuldade que era tocar com os dois, para afirmar que se sente mais à vontade com o atual baixista e o baterista da banda: Pino Paladino e Zak Starkey (o filho de Ringo Starr), respectivamente.



Musicalmente, WHO é aquele disco gostoso para colocar e deixar rolar enquanto se pega uma estrada, vento na cara e rock na veia. Vale destacar a bela “Ball and Chain”, que é aquela “quase” inédita, pois já havia sido gravada como “Guantánamo”, no trabalho solo de Townsend, e mostra uma pesada crítica ao governo norte-americano que mantém a velha prisão na ilha de Cuba. Crítica que é muito bem vinda de uma banda do tamanho e importância do The Who.

É mais que óbvio que Roger Daltrey não possui mais a potência e o vigor vocal de 50 anos atrás, mas ele evoluiu e amadureceu muito bem, ainda dá gosto ouvir uma faixa como “Rockin’ In Rage” ou “Break the News”. E, isso é absoluto gosto pessoal, tenho prazer em ouvir as faixas em que Pete Townsend se lança como vocalista principal, como nas belas “I’ll Be Back” ou “Dany and My Ponies”, que é a última faixa bônus da edição De Luxe, guardadas as proporções, é como quando Edgard Scandurra aparece como vocalista principal numa canção do Ira!, sempre cai bem.

Pela idade dos músicos, e seguindo o espaçamento dos lançamentos, esse deve ser o último disco da banda – antes dos 13 anos entre Endless Wire e WHO, tivemos 24 anos desde o lançamento de It’s Hard, de 1982. Posso afirmar que fecharam com chave de ouro.
Cotação: 

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2