Rock in Rio: rock das comunidades e talentos gastronômicos marcam o Espaço Favela

Rock in Rio: Cidade do Rock terá ainda mais variedades a quem for ao festival
Por Bruno Eduardo

Novidade na última edição do Rock in Rio, o Espaço Favela tenta reunir as vozes das comunidades cariocas numa rua cheia de apresentações musicais e vários talentos da gastronomia. Esse ano, o espaço terá uma cenografia bem colorida e lúdica e contará com mais de 30 apresentações de música, dança e outras manifestações culturais.

O Espaço Favela está sendo visto como um local de oportunidade dentro do Rock in Rio para a arte independente. Bandas de muitos anos de estrada e outras aspirantes, conseguem uma porta de entrada para este, que é um dos maiores festivais de música do mundo. No palco do Espaço Favela, vai ter muito rock, e o público poderá conferir ao vivo o que vem acontecendo na cena. Um exemplo disso é a Canto Cego, banda carioca, considerada um expoente nesse novo cenário do rock nacional, e uma das primeiras atrações a serem confirmadas no festival. Completando uma década de estrada, a banda já se apresentou em outros eventos conceituados, como o Montreux Jazz Festival, e agora está no estúdio gravando o seu novo álbum, Karma, que será lançado no próximo mês.

"O Rock in Rio tá sendo uma boa alavancada para banda. Quem trabalha no independente precisa às vezes de alguém que aponte e diga: olha para essa banda! Pra a gente conseguir se potencializar e alcançar algo mais sólido para a banda", afirmou Roberta Ditz, vocalista da Canto Cego. O fato de ser uma banda independente não fez com que eles tivessem uma atenção preterida da produção, já que estarão no meio de artistas renomados mundialmente. "Nós fomos super bem acolhidos pela produção. Foi um cuidado muito grande que ele tiveram desde o início conosco".



Outra banda que vai poder mostrar o seu som é a Setor Bronx, que mistura rock com rap e se apresenta no dia 28 de setembro - noite que terá o Foo Fighters como atração principal. O grupo carioca está na estrada há duas décadas e enxerga essa chance como uma espécie de recompensa por tudo o que fizeram nesses anos de batalha. "É uma sensação indescritível. Depois de 20 anos de banda e todo sufoco que passamos, poder tocar no Rock in Rio é uma premiação por tudo o que fizemos de positivo na nossa história", disse Leandro Cabeça, vocalista do grupo, que fez questão de acrescentar: "Não teve indicação e nada do tipo. O convite foi exclusivamente pela nossa música".
 

E o metal também vai estar bem representado no Espaço Favela pela banda carioca, Agona, que vai aproveitar o Rock in Rio para lançar o seu novo disco, Antropo. O grupo está junto desde 2005, e traz um som influenciado por bandas como Sepultura, Death e Gojira. O Agona espera fazer história no festival, representando toda cena de heavy metal nacional. "Existe uma sensação de que estamos escrevendo uma parte importante da história do Agona, do underground e do Metal. Seremos a primeira banda de Metal Extremo em português a pisar no Espaço Favela do Rock in Rio", orgulha-se Allan, vocalista da banda.



Talentos da gastronomia carioca vão oferecer cardápios variados ao público do Rock in Rio

Além das bandas e artistas de rua, 18 empreendedores de comunidades cariocas foram escolhidos em parceria com o Sebrae e terão seus produtos vendidos no Espaço. Os representantes selecionados trarão opções criativas para o público do Rock in Rio degustar. No cardápio, itens vindos de diversas comunidades. As delícias prometem agradar: croquete de abóbora com carne seca, risole de rabada com agrião, bolinhos de feijoada, tapioca, aipim com carne moída, carne com recheio de queijo, dadinho de tapioca, enroladinho de salsinha, acarajé vegano etc. Palha Italiana e brigadeiro gourmet são algumas opções que adoçam o cardápio. Veja abaixo:

- Sabor da Loura (Providência):  Há 20 anos, Rosana Damasceno, nascida e criada dentro da comunidade da Providência, decidiu abrir um negócio voltado para a gastronomia dentro da favela com um cardápio variado, mas que conta com um ingrediente principal tipicamente brasileiro: a abóbora.  Rosana, conhecida também como a Rainha da Abóbora, promete fazer história dentro do Bar do Espaço Favela com seu Croquete de Abóbora com Carne Seca, nos dias 5 e 6 de outubro.

- Sabor Brasileiro (Providência): Juciara Brasileiro se surpreendeu ao perceber, há 27 anos, que tinha jeito com os quitutes. Ao abandonar seu emprego regular para se dedicar ao filho, que necessita de cuidados especiais, sua vocação para os salgados se tornou a fonte de renda de sua família. Para a participação no Bar do Espaço Favela, a novidade fica por conta do Risoles de Rabada com Agrião, nos dias 5 e 6 de outubro.

- Potti-Poá (Vila Kennedy): Lucianna sempre foi apaixonada por doces. Começou a produzir e criar para a família e para reuniões entre amigos. Porém, com o objetivo de driblar a crise financeira, decidiu transformar essa paixão em negócio. Assim, em 2016, surgiu a Potti-Poá: uma empresa que tem grande potencial para aumentar seu cardápio e atender o seu público com deliciosas novidades. No Bar do Espaço Favela, Lucianna nos encantará com sua Palha Italiana: uma tentação para os amantes de doces. Essa iguaria estará disponível em todos os dias do evento.

- Frango Chef (Morro do Alemão): Movida por necessidade financeira e um talento nato para a cozinha, Cíntia Machado Alves começou a empreender produzindo quentinhas, caldos e churrasquinho na rua. Com o negócio em crescimento, resolveu concretizar seu sonho de ter um food truck. Adequando-se à suas possibilidades, comprou um micro-ônibus usado de uma igreja e fez toda a reforma e adaptações para transformá-lo em um food truck equipado e autêntico. Tomada por verdadeiro espírito empreendedor, após algumas pesquisas de mercado, Cíntia realizou o sonho de ter seu ponto fixo de vendas, na comunidade onde nasceu. Para a nossa Experiência Gastronômica no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, Cíntia trará o Bolinho de Feijoada, com recheio de couve mineira, bacon e carne seca, comida que representa bastante as ocupações nas favelas do Rio de Janeiro.

- João Diamante (Andaraí): Baiano de nascimento, mas carioca de coração João Batista morador da Favela do Andaraí é o idealizador e o coordenador do projeto social “Diamantes na Cozinha”. Dentro da CADEG - Mercado Municipal do Rio de Janeiro - João Diamante, como ficou conhecido, criou um espaço chamado “Na Minha Casa”, no qual cria cardápios variados. Um dos carros-chefes, o bolinho de tapioca, será levado para dentro do Bar Espaço Favela nos dias 27, 28, e 29 de setembro.

- RG Burges (Vila Kennedy): Após ser desligado da Marinha Mercante, Guilherme Pisente da Silva montou a RG Burguers, em setembro de 2016. Inspirado por sua família, Guilherme observou que onde mora e nos arredores não existia um negócio de hambúrguer artesanal. Criou a marca RG, fazendo referência ao registro geral, por ter na sua proposta de valor a possibilidade de mais de cinco mil combinações para a montagem de seus sanduíches. Os produtos de qualidade e a originalidade fazem com que a RG seja uma referência em Vila Kennedy e nas imediações da Zona Oeste. A RG conta hoje com três motoqueiros para o "delivery". Está abrindo outra loja na própria favela, e o planejamento é continuar crescendo. Para a participação no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, Guilherme aposta no sabor e na autenticidade do Bolinho de Aipim e Carne Moída que poderá ser apreciado nos dias 5 e 6 de outubro.

- Delícia das Meninas (Vidigal): Fabiana Barbosa é moradora do Morro do Vidigal há 15 anos. Em busca de uma ocupação prazerosa, há dez anos trabalha com confeitaria. “No início era como uma terapia. Hoje, não consigo mais parar. Virou um vício.” A Delícia das Meninas começou com uma loja no Vidigal e, hoje, se adequando às necessidades do momento, trabalha com "delivery" e encomendas. No seu modelo de negócio, os diferenciais que garantem o sucesso da marca são o respeito no atendimento ao cliente e a seleção de ingredientes de qualidade. A Delícia das Meninas leva ao Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, duas delícias: seu popular Brigadeiro Gourmet, que estará disponível em todos os dias do evento e a Bolinha de Carne com Queijo, que aguçará o paladar do público nos dias 3 e 4 de outubro.

- Cantinho da Rô (Morro dos Tabajaras): Tudo começou na cozinha de casa, há 17 anos, quando resolveu produzir quentinhas e entregar nos arredores. Hoje, com seu aconchegante espaço chamado de “Cantinho da Rô”, Rosângela serve diariamente comida caseira, e seu negócio é consagrado pela famosa feijoada servida aos sábados. O Cantinho da Rô atende a grandes empresas e residências das redondezas. E foi pensando em levar o clima do seu estabelecimento situado na Favela dos Tabajaras, que Rosângela aposta no seu Bolinho de Arroz com Salsicha que tem como inspiração a sua consagrada feijoada de sábado, para conquistar o público do Rock in Rio, no Bar Espaço Favela, nos dias 05 e 06 de outubro.

- Regado a Sabor (Morro da Babilônia): Em 2017, após concluir a graduação de Engenharia Ambiental pela PUC, Fernanda encontrou no curso Empreendedorismo na Gastronomia, oferecido pelo Sesi em parceria com o Sebrae, sua verdadeira vocação. Convocou sua mãe, Elianor, e juntas passaram por todo o tipo de capacitação prática e teórica sobre como gerir um negócio gastronômico. Os temas variaram entre a segurança alimentar e o planejamento do negócio. No projeto final, onde foi preciso “criar um negócio”, surgiu o Regado a Sabor. “Nossa empresa começou como um negócio imaginário”, brinca a jovem empreendedora. Imaginação a parte, os produtos são muito reais e nos oferecem sabores incríveis com um ingrediente bem nacional: a tapioca. Para alegrar nosso paladar, o Regado a Sabor apresentará no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, o Dadinho de Tapioca. Esse produto será comercializado nos dias 5 e 6 de outubro.

- Vera Meireles (Complexo do Alemão): Aos sete anos de idade a gastronomia já era rotina na vida de Vera, quando trabalhava com sua mãe, cozinheira de mão cheia, na pizzaria da família. Vendo sua mãe produzir, seu talento brotou e filiou-se a uma grande paixão: os bolos e os doces artísticos. Vera começou pequeno, atendendo algumas encomendas, quando precisou deixar o trabalho ao lado de sua mãe para cuidar de sua filha. E hoje, após 27 anos, o Buffet Vera Meireles é sensação nas festas e eventos pelo Rio de Janeiro. Com um clima bem carioca, valorizando a comida dos botecos de favela, Vera deixa os bolos e doces artísticos de lado para nos provocar com seu Bolinho de Queijo, uma explosão de sabores inesquecível. Esse produto estará disponível para consumo nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

- Marcio's Lanches (Cidade de Deus): Acumulador? De forma alguma. Um empreendedor nato. Foi juntando garrafas de cerveja vazias que o negócio começou. No fim da década de oitenta, Márcio percebeu que sua mania de juntar cascos o levou acumular quase cem engradados de cerveja. Pediu baixa da carreira militar e abriu seu bar na Cidade de Deus. Com trinta e um anos de existência, o negócio passou por vários momentos. Porém, há muitos anos não vende mais a cerveja. O forte de sua proposta são os lanches: sucos, salgados, sanduíches e refrigerantes. Para apresentar seu negócio a um público tão diferenciado como o do Rock in Rio, o Marcio’s Lanches aposta no seu Açaí, o mais gostoso e badalado da Zona Oeste. Há vinte e cinco anos é o queridinho dos clientes. Esse produto estará à venda nos dias 3 e 4 de outubro. Saúde e energia na Cidade do Rock.

- Mirante da Floresta (Nova Coréia): Rodrigo cresceu em uma família que acreditava que onde existia comida, tinha festa. Seus avós trabalhavam com “cozinha de casamento” e a gastronomia sempre circulou nas veias desse empreendedor. Ao se mudar para um local que lembrava suas paisagens de infância, Rodrigo firmou o propósito de abrir um restaurante que conectasse as pessoas com o ambiente de roça, de interior, de fogão a lenha, de abrir a porta de casa e resgatar o convívio familiar. Com essa energia gostosa, Rodrigo levará ao Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, o seu bolinho de arroz, receita da vovó. Essa delícia com bossa de comida caseira será comercializada nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

- Favela Orgânica (Morro da Babilônia): “Eu me chamo Regina Tchelly. Sou uma delícia de pessoa. Nasci para causar e não vim ao mundo a passeio”. Assim começou essa entrevista. E não é que ela “causa” mesmo. Seus objetivos e a proposta de valor do seu negócio dão um sacode geral. Essa baiana que reside no Morro da Babilônia há muitos anos tem o objetivo de devolver à terra o que a terra nos dá e aproveitar integralmente os alimentos. A inovação do modelo de negócio do Favela Orgânica está no acompanhamento do ciclo do alimento, onde ele é plantado, colhido e transformado em sua íntegra para o consumo e com o olhar na movimentação da economia local, aproveitando o talento e a mão de obra do entorno. O público poderá apreciar no Bar Espaço Favela do Rock in Rio a Croquete de Coração da Banana, uma iguaria de singular energia. Essa novidade poderá ser conferida nos dias 5 e 6 de outubro.

- Cheirinho de Dendê (Comunidade do Fallet/Fogueteiro): Rosa Perdigão é filha de baiana do acarajé e, não por acaso, é Conselheira de Cultura do Rio de Janeiro. Empreendedora há dez anos, Rosa percebeu a necessidade de propagar essa cultura nas casas de religião de matriz africana. Tendo em vista o desejo de alastrar a cultura desse prato extremamente brasileiro, o Cheirinho de Dendê ostentará no Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, o Acarajé Vegano. Com o mesmo jeitinho brasileiro e aquele tempero baiano, esse acarajé tem o objetivo de atender a um público que, geralmente, possui opções restritas de bons alimentos. Isso é o que se chama de criatividade! O Acarajé Vegano comporá a lista de produtos que serão comercializados nos dias 3 e 4 de outubro.

- Caliel (Morro do Salgueiro): Carioca, filho de mineiros da Zona da Mata, desde o início da década de 1990 a família de Marcelo já produzia pão para vender na comunidade. Após vários investimentos, percebendo que empreender na favela seria lucrativo, em 2012 Marcelo deixa seu emprego de oito anos, como auditor de uma grande empresa, para realizar o sonho de sua família e inicia a Padaria Caliel. Seguindo seu histórico familiar, o modelo de negócio vai muito além da produção de pães. Na Caliel, a gastronomia e cultura andam de mãos dadas. São servidas refeições e vários eventos, como saraus de poesias, acontecem por lá. Tudo muito gostoso, num clima aconchegante. Para o Rock in Rio 2019, no Bar Espaço Favela, a experiência escolhida para agraciar o paladar do público com a Empada de Queijo e Ora- pró-nóbis, que estará disponível para venda nos dias 3 e 4 de outubro.

- Digs (Cantagalo - Pavão- Pavãozinho): Certo dia, para agradar a esposa grávida de seis meses do primeiro filho do casal, o corretor de imóveis Rodrigo arriscou assar uma travessa de brownies saudáveis. Assim nasceu a Digs, que além de produzir receitas tradicionais com sabores maravilhosos, aposta nas receitas exclusivas de brownie zero açúcar, zero lactose e zero glúten. O negócio foi crescendo e, hoje, os brownies podem ser encontrados em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro em suas Bikes Brownies e em festas e eventos. O público do Rock in Rio poderá apreciar o Brownie no Pote, no Bar Espaço Favela em todos os dias do evento.

- Maré de Sabores (Maré): Nascida e criada na Maré, formada em gastronomia, Mariana Aleixo teve acesso cedo a espaços renomados. Percebeu que poderia gerar um grande impacto dentro da comunidade auxiliando mulheres que buscam qualificação profissional certificada em gastronomia, para conseguirem ingressar nesse mercado de trabalho. Em parceria com a Rede das Marés, Mariana conseguiu dar o “start” no seu projeto com uma oficina de gastronomia que teve 120 mulheres inscritas. Foi com a formação dessa primeira turma que surgiu o Maré de Sabores, que além de capacitar, dialoga sobre as questões de gênero e sociedade, preparando essas mulheres para refletir e adquirir o senso crítico sobre as fragilidades que encontrarão nessa imersão. O Maré de Sabores nos presenteia com gastronomia, cultura e arte. Saborear qualquer preparo dessas mulheres é experenciar a história e ancestralidade da Maré. No Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, poderemos constatar essa explosão de cultura e saberes com o Bolinho de Polenta com Ragu de Linguiça e o Bolinho de Aipim com Carne Assada, nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

- Caldo da Nêga (Morro do Fallet/Fogueteiro): Com quinze anos de existência, o Caldo da Nêga surgiu da necessidade de aumentar a sua renda de manicure, após a separação do pai de suas filhas, na ocasião com seis e três anos de idade. Certo dia, passando nas imediações de onde mora, Bárbara percebeu que muitas pessoas ficavam até tarde na rua bebendo, sem ter qualquer opção de alimentação. Foi assim que Bárbara descobriu seu primeiro segmento de clientes e criou o Caldo da Nêga. Os caldos e quitutes da Nêga resgatam a memória afetiva e a valorização da comida de raiz, a verdadeira comida popular brasileira – uma comida simples, com muito amor e perfume. Para o Bar Espaço Favela, no Rock in Rio 2019, Bárbara nos apresentará o seu Bolinho de Baião de Dois, com o sabor do Brasil. Essa delícia será comercializada nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2