Rock in Rio 2017: como chegar à Cidade do Rock durante o festival

Única maneira de chegar na Cidade do Rock é de transporte público
Assim como nas três últimas edições, a única forma de chegar à Cidade do Rock será por meio do uso do transporte público. O sistema de transportes desenvolvido para o Rock in Rio 2017 permitirá que o público do festival utilize o MetrôRio, BRT Rio ou o serviço especial Primeira Classe para chegar e sair da Cidade do Rock. Para esta edição, a chegada à Cidade do Rock vai ser muito mais confortável com acessos mais amplos e, mais uma vez, contará com palcos para apresentação de bandas de rua nos acessos do BRT e do Primeira Classe.

BRT Rio + MetrôRio — O sistema BRT e o metrô serão os principais meios de acesso à região e devem ser priorizados. Em razão do grande fluxo de público, duas estações do BRT serão fechadas. A Estação Parque Olímpico não vai operar nos dias de evento, das 11h às 5h do dia seguinte. Os passageiros deverão se dirigir ao Terminal Olímpico, que funcionará 24 horas. A Estação Rio 2 ficará fechada entre os dias 16/9 e 18/9, e entre 22/9 e 25/9, de 0h às 5h. O público do evento deverá se dirigir somente ao Terminal Olímpico, e os usuários regulares do sistema deverão se dirigir à estação Pedro Correia.

Para esta edição do Rock in Rio, o Metrô fará uma operação 24 horas para a saída do público, somente para embarque na estação Jardim Oceânico, com desembarque em todas as outras estações.

Para utilizar a integração entre o MetrôRio e o BRT Rio é imprescindível comprar antecipadamente o cartão RioCard. Sem ele não será possível embarcar na estação de integração entre o metrô e o BRT Rio, no Jardim Oceânico. Todos os cartões RioCard poderão ser utilizados pelo público e podem ser adquiridos nas lojas RioCard e bilheterias do BRT (informações sobre onde adquirir o cartão no site www.cartaoriocard.com.br). As dúvidas podem ser esclarecidas na página oficial do BRT Rio no Facebook (https://www.facebook.com/BRTRioOficial/).

Os serviços especiais são: 90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio), 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque) e 93 (Rock in Rio x Madureira, via Curicica/Expresso). As duas primeiras linhas vão para o Centro Olímpico. A outra, que sai da estação Morro do Outeiro, será a opção da volta para casa. O terminal e a estação são ligados por uma passagem subterrânea.
Ao desembarcar, você deverá validar o cartão RioCard para pegar a pulseira que garantirá o seu retorno de BRT. Além da pulseira, quem precisar embarcar novamente no metrô ou em alguma linha de ônibus urbano deverá ter também crédito no seu cartão RioCard.

As principais estações do BRT Rio no Rock in Rio 2017

Terminal Centro Olímpico: principal ponto de chegada para o Rock in Rio. Lá, vão desembarcar os passageiros que optarem pelos serviços especiais do BRT Rio e os que vierem da linha regular que vai até o terminal. Também é o local de retorno mais viável para os roqueiros.

Estação Morro do Outeiro: pertence ao corredor Transolímpica e tem serviços que integram com a SuperVia nas estações Vila Militar e Magalhães Bastos. Há uma passagem subterrânea que liga ao Terminal Centro Olímpico.

Terminal Jardim Oceânico: atende todo o público que vem da Zona Sul e do Centro, pelo MetrôRio.

Terminal Alvorada: principal terminal do BRT Rio, atende o público que vem do Centro e das zonas Sul, Norte e Oeste da cidade. É o local onde estão também os ônibus urbanos que alimentam o sistema BRT e os que fazem trajeto para a Baixada Fluminense.

Confira todos os roteiros dos serviços especiais do BRT – criados para o RIR – que farão trajeto direto para a Cidade do Rock:

90 – Jardim Oceânico x Rock in Rio (Ida) – Rota: Terminal Jardim Oceânico – Terminal Centro Olímpico. Horário de funcionamento: 14h às 5h.
92 – Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque (Ida) – Rota: Terminal Alvorada – Estação Via Parque -Terminal Centro Olímpico Horário de funcionamento: 14h às 5h.
91 – Rock in Rio x Jardim Oceânico, via Alvorada (Volta) – Rota: Terminal Centro Olímpico – Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico. Horário de funcionamento: 23h às 5h.
93 – Rock in Rio x Madureira, via Curicica/Expresso (Volta) – Rota: Morro do Outeiro, Curicica, Santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho e Terminal Paulo da Portela (Madureira). Horário de funcionamento: 23h20 às 5h.

Todos os outros serviços regulares do BRT terão funcionamento normal, com exceção das alterações de horário dos seguintes: 

Serviço 50 (Jardim Oceânico x Terminal Centro Olímpico – Parador): Normalmente operando 24h, não funcionará durante o evento no horário entre 23h e 5h.
Serviço 21A (Recreio Shopping x Jardim Oceânico – Parador): Normalmente funcionando das 4h20 às 22h40, vai funcionar 24 horas nos dias de show.

Tarifa unitária BRT: R$3,60

Integrações

Quem vem da Zona Sul de metrô deve seguir até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Chegando lá, o próximo passo é embarcar no serviço especial 90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio), do BRT Rio, que segue sem paradas para o local dos shows. Para quem está na Zona Norte, a sugestão é ir para a estação de metrô de Vicente de Carvalho e fazer a integração com a estação de mesmo nome do BRT Rio. No local, o público do festival pode optar pelas linhas 30, 31 e 36, que vão para o Terminal Alvorada, onde sai o serviço especial 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque), que também segue direto para o evento.

Aeroporto

O público’ que vai chegar pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão também pode ir de BRT Rio para o Rock in Rio. A dica é embarcar no serviço 30 (Alvorada x Galeão – semidireto) e descer no Terminal Alvorada, ponto de embarque da linha 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque). No caso do trem, as melhores integrações para quem vai para os shows podem ser feitas nas seguintes estações do BRT Rio: Santa Cruz, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar, além do Terminal Paulo da Portela (Madureira) (veja tabela abaixo). Se a opção for usar ônibus alimentador para entrar no sistema BRT Rio, vale antes de ir para o show checar a melhor linha no site brt.rio/alimentadoras.

Linhas especiais Primeira Classe

O Rock in Rio Primeira Classe em 2017 deixará o público em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock. Como nas outras edições, para garantir o conforto dos espectadores, serão utilizados veículos executivos com ar condicionado, que sairão de 15 pontos do Rio de Janeiro, além de mais 2 pontos localizados em Niterói e Petrópolis. O transporte terá horário de partida marcado e fará o trajeto sem paradas até o evento. A volta poderá ser realizada a partir das 22h, mediante lotação dos ônibus, até duas horas após o término do último show do Palco Mundo. Os bilhetes para o transporte Primeira Classe serão vendidos antecipadamente em https://eventos.riocard.com/rockinrio.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2