Rock in Rio 2015: Com apoio de orquestra, Steve Vai faz show erudito no Rock in Rio

Foto: Adriana Vieira

Por Bruno Eduardo

Em entrevista ao Rock On Board, Steve Vai falou sobre a complexidade em tocar com grandes orquestras [leia a entrevista exclusiva AQUI]. Neste show, ele teria a oportunidade de se apresentar pela primeira vez com a Camerata Florianópolis, regida pelo maestro Jefferson Della Rocca. Por se tratar de um guitarrista oriundo do rock - com passagens por grupos de hard como Whitesnake - Steve Vai acabou sendo encaixado no Rock in Rio em um dia dedicado ao rock mais pesado. Seria realmente curioso ver como os fãs de Slipknot e Faith No More reagiriam a um número instrumental e sem o mesmo punch das outras atrações da noite. Além disso, Vai teria que superar toda a complexidade que uma orquestra carrega em suas apresentações.

O início do show foi um pouco confuso, e os músicos pareciam inseguros e perdidos - afinal, estavam dando apoio para um dos maiores guitarristas da história. Além disso, sustentavam a responsabilidade de artistas principais do Palco Sunset. Audacioso, Steve foi aos poucos tomando o controle do jogo. No fosso, integrantes do Nightwish, que se apresentaram antes, assistiam atentamente ao seu show. Em "Kill The Guy With The Ball", ele travou um interessante duelo com os violinistas da Camerata Florianópolis. Já o rock apareceu em "Racing The World", do seu último disco de estúdio The Story Of Light. A partir daí, a apresentação ganhou contorno erudito com o guitarrista distribuindo solos, acordes e efeitos sensacionais. 

Vai ainda proporcionou momentos de interatividade quando fez a guitarra conversar com o público - lembrando muito a técnica utilizada em uma de suas músicas mais famosas, "Ya-yo Gakk". Da parte orquestral, destaque para a percussão, que apresentou pontos de fuga ao número - que em certos momentos se perdia nos solos virtuosos do guitarrista. A bela "For The Love Of God", do álbum Passion And Warfare, que está completando 25 anos, fechou a apresentação - com direito a lambida na guitarra. Belo show, Stevie!

Foto: Adriana Vieira

Cobertura #rockinrio2015
Continue ligado na nossa cobertura oficial Rock in Rio. Curta a nossa fã page no facebook e siga @rockonboard no twitter e instagram.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2