sexta-feira, 25 de julho de 2014

Discos: Mastodon (Once More Round The Sun)

Foto: Divulgação
Mastodon apresenta metal inteligente e evolutivo em seu novo disco
MASTODON
One More Round The Sun
Reprise Records; 2014
Por Bruno Eduardo


O monstro pré-histórico evoluiu. Hoje temos uma uma criatura muito mais mortal e inteligente. A besta sedenta por sangue não troveja mais. Ela é conivente e viciosa. Para quem teme qualquer tipo de mudança, eu garanto: o sangue que bombeia no peito deste ser, é o mesmo que você amou - ou odiou - desde o início dos tempos.

Once More 'Round The Sun traz o mesmo rock musculoso que consagrou o Mastodon como o maior nome da nova cena do metal americano- a New Wave of American Heavy Metal. A exploração psicodélica do início da carreira foi ficando cada vez mais suave, e a agressividade vocal deu lugar a melodias extensas e fantasmagóricas. O resultado dessa metamorfose foi conferido no hard mais contido de seu último - e criticado - disco (The Hunter), e que permeia de forma muito menos econômica e mais frontal, nesse novo trabalho. 

Violões trazem um estilo oriental na introdução de "Tread Lightly", que rapidamente se transforma em um rock ligeiro e expansivo - cheio de fortes harmonias vocais. O disco também é repleto de riffs bestiais - seja levantando defunto em "High Road" ou acompanhado por uma virada de bateria tentacular na faixa-título. "Asleep In The Deep" remete a um Iron Maiden, fase "Somewhere in Time" - com guitarras dobradas e bateria oscilante. Mas é quando o grupo volta a se aventurar em caminhos progressivos que acerta em cheio: "Aunt Lisa" soa como uma louca - e interessante - mistura entre King Crimson e Faith No More, e "Diamond In The Witch House" é um passeio de oito minutos por superfície obscura - com destaque para o baterista Brain Dailor. 

Em Once More 'Round The Sun, o Mastodon permanece em constante crescimento. A fera parou de gritar, é verdade, mas continua evoluindo - raivosa, ambiciosa e igualmente robusta.

0 comentários:

Postar um comentário