Em 20 de março de 2026, a cena independente nacional ganhou mais um importante capítulo com o lançamento de Prensado, o novo disco da banda carioca de weed punk Korja. Editado pelo selo Neves Records, o trabalho chegou com grande apelo aos colecionadores e fãs do formato físico: uma edição limitada em vinil verde, com capa dupla, celebrando o catálogo do grupo com acabamento especial. Os singles “Beck Palha” e “São Thomé” serviram como cartão de visitas na divulgação do projeto, iniciado no final de 2025.
Com 14 faixas, o trabalho consolida a fórmula característica da Korja ao aliar a urgência do punk rock à leveza do bubblegum, com pontuais influências de ska e rocksteady. Ramones, Queers e TSOL se encontram com Specials e Madness, enquanto o bom humor, a ironia sobre a proibição da Cannabis Sativa e o ativismo social costuram as letras, que traduzem o cotidiano urbano no estilo “punk rock canábico”.
Da formação às origens do projeto
A história do grupo remonta a 2014, quando surgiu na cena carioca em sua formação original, com Ana Paula, Gilson Júnior na guitarra e Vitinho na bateria.
Ao longo do tempo, as baquetas trocaram de mãos quatro vezes, incluindo a passagem de Daniel, que se mudou para Portugal logo após o registro de Catch a Fire, de 2022, que inclui a faixa “Falso Messias”.
Em 2022, o posto de baterista foi assumido por Wagner José Duarte Ferreira, o Bacalhau, baterista original do Planet Hemp entre 1993 e 1998. Bacalhau acumula também uma longa trajetória no rock brasileiro, com passagens pelo Autoramas e Acabou La Tequila. No Korja, ele assumiu ativamente os palcos e as gravações, fixando a linha rítmica que deu tração aos novos projetos no período pós-pandemia.
Em 2025, antecedendo a fase do novo disco, a banda uniu forças com Seu Cris para gravar um tributo ao clássico “Hacelo Por Mí”, do grupo punk argentino Attaque 77.
O caminho até Prensado passou pelo interior paulista. Após um show ao lado da banda Fibonattis na Audio Rebel, no Rio de Janeiro, o selo Neves Records aproximou-se do grupo. O convite formal veio durante uma minitour pelo interior de São Paulo, desencadeando um processo de quase um ano de composição e produção do repertório do zero.
Estúdios, participações e o conceito do repertório
Assinado pelo produtor João Paulo Franklin (JP Binos), também responsável pelo trabalho prévio Catch a Fire, Prensado teve a captação dividida entre a Região dos Lagos e a capital fluminense.
As sessões principais ocorreram em Cabo Frio, enquanto as baterias e os backing vocals foram gravados no Estúdio Túnel, no Rio de Janeiro. O disco traz contribuições de nomes conhecidos do underground. O cartunista e trompetista da Orquestra Voadora, Daniel Paiva, registrou as linhas de trompete do álbum. ET, das bandas Bong Brigade e Muzzarelas, participa nos vocais da faixa “Sem Maconha para os Nazistas”, releitura oficial feita pela Korja para a música do Bong Brigade.
Estruturado quase ao meio, Prensado equilibra músicas inéditas e regravações de canções antigas do repertório da Korja, resgatadas para receber novos arranjos e a produção técnica atualizada que o grupo buscava. O resultado traz a batida do punk politizado para um período marcado pela polarização, pelas divisões sociais e pelo debate em torno da liberdade — temas que permanecem presentes na identidade da banda.
Em fevereiro de 2024, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, abrindo para Asfixia Social, Ratos de Porão e Varukers, o Korja mostrou que estava pronto para o ataque sonoro, sem medo e sem frescuras. A festa voltou a acontecer em maio 2026, no Clube Bola Preta com Devotos, Asfixia Social e Varukers.
Tags
Korja

