“O Sinal”: Macaco Estrela une rock latino e música indígena em novo single

Foto: Juliana Pedutti

Parceria com Milena Makuxi reforça a proposta multicultural do grupo 

A banda Macaco Estrela lançou “O Sinal”, novo single que reúne influências do rock latino, reggae, ska, cumbia e referências da música indígena contemporânea. A faixa, que leva a assinatura do selo Liboo Music/Virgin, foi produzida por Fábio Cardelli, e sintetiza a sonoridade multicultural do grupo formado em 2019 no bairro da Mooca, em São Paulo.

“O Sinal” conta com participação especial da cantora e compositora indígena Milena Makuxi, de Roraima, que já vinha colaborando com o grupo em ensaios e apresentações. “A Milena é uma artista que admiramos muito. Ela começou a ensaiar com a gente e o convite surgiu naturalmente. Acreditamos muito na fusão da arte latino-americana em geral”, explica o vocalista Guto.

De acordo com Guto, a música aborda como pequenos acontecimentos podem alterar trajetórias pessoais e coletivas. “A faixa fala sobre encontros e desencontros da vida, de como um detalhe pode mudar o destino de duas pessoas ou de uma comunidade inteira, atuando como um divisor de águas. Acho que tudo pode ser um sinal de mudanças, sorte e azar”, reflete.


Com influências que vão de Joe Strummer & The Mescaleros, Charly García e Paralamas do Sucesso a Andrés Landero e Clube da Esquina, a banda formada por músicos do Brasil, Peru, Colômbia e Cuba, destaca a diversidade como elemento central de sua identidade. “Acho que o ponto forte do Macaco Estrela é a fusão: ter gente de lugares diferentes, cada um trazendo uma bagagem muito própria. Isso enriquece o som”, comenta o vocalista.

Além de Guto, o grupo é composto por Arnaldo Amaral (guitarra), Dani Martins (guitarra), Vitor Neves (baixo), Alex de Armas (percussão), Julio Yalle (trombone), Mao Soteldo (sax e flauta), Andre Nicolosi (bateria), Alexandre Gnipper (teclado e acordeom) e Bob Jairo (maracas).

“O Sinal” reforça a fase atual do grupo, marcada pela ampliação de referências e colaborações culturais. O Macaco Estrela destaca ainda a estética visual do lançamento, cuja capa incorpora desenhos de agroglifos — um conjunto de símbolos que dialoga com os “sinais” presentes na narrativa da música.



Ricardo Cachorrão

Ricardo "Cachorrão", é o velho chato gente boa! Viciado em rock and roll em quase todas as vertentes, não gosta de rádio, nunca assistiu MTV, mas coleciona discos e revistas de rock desde criança. Tem horror a bandas cover, se emociona com aquele disco obscuro do Frank Zappa, se diverte num show do Iron Maiden, mas sente-se bem mesmo num buraco punk da periferia. Já escreveu para Rock Brigade, Kiss FM, Portal Rock Press, Revista Eletrônica do Conservatório Souza Lima e é parte do staff ROCKONBOARD desde o nascimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA