| Reprodução |
Novo Álbum Ao Vivo em 2025 e agenda de shows confirmam o Domínio Solo do Lendário Guitarrista
Em um cenário onde a nostalgia do rock muitas vezes tenta forçar reuniões improváveis, Johnny Marr, o lendário cofundador e guitarrista melódico do The Smiths, segue firmemente focado em seu próprio legado.
Com seu novo álbum ao vivo, Look Out Live!, lançado no dia 19 de setembro de 2025, nas plataformas de streaming, e uma série de shows como headliner anunciados para 2025 e 2026, Marr não apenas prova que a “outra metade dos Smiths” está viva, mas que está em um de seus picos criativos mais vibrantes.
O álbum celebra a força no palco, um registro poderoso e eletrizante de sua performance com ingressos esgotados no prestigiado Hammersmith Apollo, em Londres, gravada durante sua aclamada turnê Spirit Power em 2024. O lançamento demonstra a confiança de Marr em sua banda solo e a qualidade inegável de suas apresentações ao vivo.
O tracklist de Look Out Live! é uma celebração da carreira de Marr em sua totalidade, equilibrando perfeitamente todas as etapas de sua vida musical. Assim, temos versões ao vivo de canções de seus álbuns de estúdio, com destaque para faixas do Playland (2014) como "Easy Money" e "Generate! Generate!", Call The Comet (2018) com "Spirit Power and Soul", "Hi Hello" e "Walk Into the Sea" e singles do Fever Dreams Pts 1-4 (2022) como "Sensory Street" e "Spirit Power and Soul".
O álbum também traz covers como "The Passenger" de Iggy Pop e "Rebel Rebel" do David Bowie, sendo esta última com o parceiro de Marr no projeto Electronic, Neil Tennant (dos Pet Shop Boys), nos vocais. Sim, claro que o mega hit dessa parceria, dos anos 80, "Getting Away With It" marca presença (você não sabia que Electronic era Smiths + New Order + Pet Shop Boys?).
E, sem dúvida alguma, uma das maiores atrações das noites ao vivo com Johnny Marr, é a sua disposição em abraçar sua história, fazendo questão de incluir os clássicos do The Smiths em seus setlists. No novo álbum ao vivo, temos 7 hits da sua etapa com Morrissey, habilmente entrelaçados entre suas canções solo e covers. Músicas gigantes como "There Is a Light That Never Goes Out", "How Soon Is Now?", "This Charming Man" e "Bigmouth Strikes Again" (o encerramento triunfal) garantem a euforia do público no show (e dos ouvintes), numa celebração ecumênica de um dos catálogos mais adorados do rock britânico em todo o mundo.
Johnny Marr não está apenas lançando material para streaming: ele está de volta à estrada como uma atração principal inegável. A turnê esteve recentemente pela França, Holanda e Alemanha e, em novembro de 2025, passará por Suíça e Itália. Em 2026, ele fará seu maior show solo, na sua cidade natal, Manchester. No dia 9 de julho, estará no Castlefield Bowl, que tem capacidade para 8.450 pessoas. A banda britânica Everything Everything foi confirmada como convidada especial do evento.
O foco de Marr no futuro é ainda mais notável à luz das recentes e chocantes revelações sobre a (não) possibilidade de uma reunião do The Smiths. Em agosto de 2024, Morrissey revelou em seu site oficial que, em junho do mesmo ano, a AEG Entertainment Group fez uma oferta "lucrativa" para uma turnê mundial em 2025: "Morrissey disse sim à oferta; Marr ignorou a oferta". No entanto, Marr foi enfático em sua recusa, citando que "a vibe não é a certa" e preferindo a liberdade criativa de sua carreira atual. Em entrevista ao podcast The Overlap, ele confirmou a proposta, classificando-a como uma quantia "exorbitante", mas reforçou: "Não sou um idiota. Apenas acho que a vibe não está correta. Seria um ambiente ruim. [...] Gosto muito do que estou fazendo agora, o que torna tudo muito mais fácil".
Com o lançamento de Look Out Live! e uma agenda de shows ativa, Johnny Marr não apenas encerra o debate sobre o futuro do The Smiths, mas estabelece, de uma vez por todas, que seu próprio nome e sua música definem uma carreira solo que continua a evoluir, encantar e a fazer história.
Resta torcer para que o guitarrista — que esteve no Brasil no Lollapalooza de 2014 e no Festival Cultura Inglesa em 2015 — finalmente retorne, num futuro não distante, para apresentar este tesouro ao vivo, que está disponível agora no streaming.
Sim, sabemos que Morrissey tem show marcado no Espaço Unimed em São Paulo día 12 de Novembro, mas queremos lembrar que a outra metade dos The Smiths está disponível para shows.
*Atualização: Morrissey, enfim, cancelou o show que faria no Brasil. Mais detalhes aqui.
Tags
Johnny Marr
