Mad Season comemora 30 anos do lançamento de seu único álbum, 'Above'


Nos idos de 14 de Março de 1995, há exatos 30 anos, mais um projeto musical silencioso surgia em Seattle: o supergrupo Mad Season, que trazia expoentes da cena como Layne Staley (Alice in Chains), Mike McCready (Pearl Jam), Mark Lanegan e Barrett Martin (Screaming Trees), John Baker Saunders (The Walkabouts) e participações especiais, como de um saxofonista/percussionista de Seattle chamado Skerik, lançava sua obra-prima, Above, um daqueles discos indispensáveis para quem gosta, e quer entender o rock surgido no noroeste dos Estados Unidos e que tomou de assalto tudo, principalmente na primeira metade dos anos 90.

O gênesis do Mad Season surgiu a partir do momento em que Mike McCready conheceu John Baker em uma casa de reabilitação. Ambos tentavam se manter sóbrios e, a convite de McCready, Baker se mudou para Seattle e acompanhou alguns shows da turnê do Pearl Jam. McCready então amadureceu a ideia de tocar com Baker, um baixista pautado principalmente em blues, e convidou Barrett Martin para a bateria, que aceitou prontamente, pois o Screaming Trees estava em um hiato. Na mesma época em que estavam em reabilitação, McCready começou a entrar em contato com Layne Staley, para fazerem algo juntos, mas, com um objetivo mais nobre: McCready sabia dos problemas graves de Staley com drogas e imaginou que, se ele tocasse com músicos que buscavam a sobriedade, faria bem ao frontman do Alice in Chains.

 
Essa missão não foi fácil, pois McCready precisou ter paciência até que Layne aceitasse. Aos poucos, ele foi tocando novos riffs em visitas esporádicas à casa de Layne (que virariam músicas de Above) e, com a ajuda de Baker, convenceu o resistente Layne a tocarem juntos e, em 12 de Outubro de 1994, no icônico Crocodile Cafe, em Seattle, subiram juntos ao palco para apresentar o Gacy Bunch, o embrião do Mad Season, ainda no improviso, tocando instrumentais das futuras músicas de Above e covers de Jimi Hendrix. Deu muito certo, Layne se empolgou pela gravação de um álbum, já sob o nome de Mad Season (inspirado na estação em que nascem cogumelos alucinógenos na Inglaterra) e seguiram em frente.

Já mais estruturados, entraram no tradicional estúdio Bad Animals, em Seattle, e gravaram o disco, com a ajuda do técnico de som do Pearl Jam, Brett Eliason, que teve papel importante na gravação, produção e mixagem. A essa altura, os problemas de Layne com as drogas eram gravíssimos e, aos trancos e barrancos, conseguiram terminar o trabalho.

A sonoridade das músicas de Above em alguns momentos soam bem peculiares, mas não deixam de ser grunge, dos bons. Com a influência clara da musicalidade blues de Baker e nas letras sombrias de Layne, o disco traz obras primas como "River Of Deceit", "Wake Up", "I Don't Know Anything", clássicos indispensáveis, e a sutileza nos vocais de Layne e backing vocals mais que especiais de Mark Lanegan. Como bem dito por Barrett Martin "O Mad Season tocou a versão grunge do blues".
 
 
Algumas curiosidades interessantes sobre o Mad Season: a banda nunca fez shows fora de Seattle, nunca divulgou fortemente seu lançamento e, mesmo assim, em poucas semanas após o lançamento de Above, alcançou disco de ouro e o single "River of Deceit" chegou ao segundo lugar da parada da Billboard. Outra, muito interessante, é que em 1996 o Mad Season chegou a iniciar a gravação de um segundo álbum, agora no estúdio Ironwood, também em Seattle, e fizeram a base para 15 músicas mas, devido aos problemas de saúde de Layne Staley, o projeto foi paralisado e cada um seguiu sua carreira com sua banda de origem e, com a morte de Baker em 1999 e a de Layne em 2002, o projeto foi totalmente arquivado.

Em 2013, em uma edição especial relançada de Above, mais três músicas entraram no álbum: "Black Book Of Fear", "Slip Away" e "I Don't Wanna Be A Soldier", cantadas por Lanegan.

Contra-capa do Vinil Above, relançado em 2013, com 3 faixas extras, cantadas por Mark Lanegan

Em janeiro de 2015, O Mad Season se reuniu para um show em Seattle, capitaneado por Chris Cornell no vocal e Duff McKagan no baixo.

Esse é um trabalho atemporal. Conforme os anos foram passando e as bandas de Seattle se tornaram mais populares, álbuns como esse foram ganhando maior importância e reconhecimento. Tal qual seu contemporâneo Temple Of The Dog, Above, do Mad Season, é item obrigatório na coleção de qualquer amante do rock alternativo dos anos 90. É uma obra prima na concepção da palavra, e sai na medida do que vinha entregando Seattle naquela altura, e mostra a grande versatilidade e talento das bandas, além da grande capacidade de se reinventar dos músicos daquela cena. Se você nunca ouviu, tire um tempo com calma para apreciar essa obra de arte.

Rafael Rodrigues

Carioca, flamenguista e apaixonado por música! Flutuando entre o mundo corporativo e o lúdico musical. Algumas dezenas de shows cobertos e resenhas escritas, na aventura do rock'n roll desde sempre, escrevendo sobre ele há mais de uma década!

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