Rock in Rio e marcas parceiras se unem para projetos


Em 1985, o Rock in Rio nasce de uma ideia de Roberto Medina, a partir de uma campanha desenvolvida para uma cervejaria na época. Desde então, a cada edição, cada vez mais as marcas são parte indissociável da experiência de entretenimento do festival. Neste ano, celebrando seus 40 anos de história, além de contar com mais de 85 marcas, o Rock in Rio estreia sete projetos de comunicação inéditos, cocriados com as empresas parceiras. Entre os conteúdos desenvolvidos estão séries documentais que possuem roteiro e direção criativa do A-LAB - laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers - e trazem artistas que se apresentarão nos palcos do festival, projetos socioambientais, experiências imersivas e desafios com o público que reforçam ainda mais a conexão entre o festival, as marcas e as verdadeiras estrelas da Cidade do Rock: o público.

No Rock in Rio, onde o entretenimento sempre foi parte do DNA do festival, percebe-se que há uma crescente atenção das marcas em utilizar eventos ao vivo como uma forma de se conectar com seu público. As experiências oferecidas em stands e ativações de gramado tem se destacado por atrair a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa. Dessa forma, as marcas conseguem garantir, em um ambiente repleto de atrações como o Rock in Rio, uma conexão maior com seu público, utilizando o festival como uma ponte essencial para essa aproximação. “A relação do Rock in Rio com as marcas cresce a cada edição. Hoje, não se trata apenas de estar presente na Cidade do Rock, mas de cocriar experiências memoráveis dentro e fora dela, seja por meio de conteúdos digitais ou em projetos como o do Favela 3D. As experiências no festival têm se tornado cada vez mais inovadoras, inspiradoras e estratégicas, transformando-as como uma das melhores formas de comunicação no mercado atual.” conta Rodolfo Medina, vice-presidente de parcerias da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

Um desses projetos é em parceria com a Coca-Cola, que se uniu ao festival para criar uma série documental exclusiva com Luísa Sonza, a “POV Luísa Sonza: O Mundo é Meu Lugar”, que começou a ser exibida no TikTok. Com cinco episódios, a série acompanha Luísa em seus ensaios, a partir de diferentes pontos de vista, revelando suas ansiedades e desafios, culminando no dia do show.

Em parceria com a Neoenergia, o Rock in Rio apresenta a série documental "Na Rota da Energia", que explora os bastidores da construção da Cidade do Rock com foco em sustentabilidade. Com quatro episódios e apresentação da influenciadora Mari Moon e a bordo de carrinhos elétricos da Neoenergia, os espectadores serão levados a uma jornada #PelaDescarbonização e pelos segredos da Cidade do Rock.

Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio, a C&A se uniu ao festival para criar o "Fashion Hits Challenge", um reality show que explora a relação entre moda e música ao longo das últimas quatro décadas. Em três episódios, três fãs serão desafiados a recriar looks inspirados pelos estilos que marcaram o festival desde sua primeira edição. Apresentado pela influenciadora Martchela, o reality testa a criatividade dos participantes com peças da coleção atual da marca. O vencedor ganhará uma experiência VIP no Rock in Rio.

Já a TIM, em parceria com Eletromidia, Context e Rock in Rio entregou o primeiro museu a céu aberto do mundo, batizado de "Rock in History". Lançado em maio deste ano, o projeto foi uma celebração ao legado do Rio de Janeiro e do Rock in Rio, oferecendo uma experiência imersiva e inovadora para os fãs. Espalhados pela cidade, 40 pontos digitais interativos apresentaram histórias do festival, objetos 3D, portais virtuais, e outros conteúdos imersivos que transportam os usuários para novos universos digitais.

Para celebrar os 40 anos do Rock in Rio e seus 30 anos de carreira, Ivete Sangalo se junta ao festival, a TIM e ao TikTok para um "Branded Mission", experiência onde os fãs poderão reproduzir a coreografia de “Abalou” e ter a chance de aparecer no telão durante sua apresentação. O projeto “No Palco com Ivete” já foi lançado no perfil da artista no TikTok e no dia 20 de setembro, quando a cantora sobe ao Palco Mundo, será publicado com um vídeo final mostrando os melhores momentos.

KitKat e Rock in Rio se uniram para lançar "Break Time", uma série que celebra a plateia como a verdadeira protagonista do evento. Em sete episódios diários de três minutos cada, Yuma Ono será o host de entrevistas com pessoas de todos os estilos e personalidades, revelando como cada um aproveita seus "breaks" durante o festival. Esses momentos são capturados para o TikTok, proporcionando uma visão divertida e descontraída dos fãs no Rock in Rio.

Por fim, Trident e Rock in Rio celebram a paixão pela música que une diferentes gerações de fãs com a série "Encontro de Gerações". Em quatro episódios, Klébio Damas explora a conexão entre famílias que compartilham a experiência do festival. Pais, filhos e até avós participam de bate-papos descontraídos e dinâmicas divertidas que testam o conhecimento sobre o Rock in Rio. A série será lançada no TikTok e nos perfis oficiais do festival a partir do dia 15 de setembro. Trident estará ainda no VLT e metrô, com trens envelopados no Rio de Janeiro, marcando presença no deslocamento até o festival.

Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen são parceiras do Rock in Rio no Favela 3D O Rock in Rio deu mais um passo importante no novo: o Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). A iniciativa criada e idealizada pela ONG Gerando Falcões chegou ao Rock in Rio atuando em uma área de valor histórico para o Rio de Janeiro. É nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, situadas no centenário Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil, no bairro da Gamboa, que o Favela 3D, em conjunto com o Instituto Entre o Céu e a Favela da Rede Gerando Falcões, está operando com o propósito de fortalecer o desenvolvimento social e gerar renda para as 250 famílias desses locais. O projeto, que também conta com a parceria da Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, tem a previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, revitalizando e transformando esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores. As obras fazem parte do primeiro conjunto de iniciativas que começaram a ser implementadas na comunidade. O Programa Decolagem é uma das ações que já estão em andamento e a partir dele, são construídas trilhas individualizadas de superação da pobreza para cada família, fomentando a autonomia das pessoas no processo de transformação, com ações em diversas áreas, como educação, renda, moradia, entre outras. Unindo gestão humana e tecnologia, por meio de levantamento de dados e acompanhamento frequente, o Programa Decolagem é o primeiro programa de graduação da pobreza urbana, focado em favelas, com monitoramento em tempo real, que traz maior assertividade na tomada de decisão, influenciando as políticas públicas de combate à pobreza e ações intersetoriais. O projeto Favela 3D no Morro da Providência terá duração de dois anos.

O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock.

Noemi MacHado

Passou dos vinte há algum tempo, foi desencaminhada pelo Genesis, Queen e Led Zeppelin ainda na infância e conviveu com bandas de rock a vida quase toda. Apresentadora do programa ARNews na Rádio Planet Rock e Rádio Oceânica FM, também é produtora de eventos, gestora do coletivo Arariboia Rock e colaboradora do site Rock On Board.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA