Vai para o show da Madonna? Saiba como chegar e sair de lá!

Foto: Caio Midano
 
Neste sábado, 4 de maio, Madonna vai celebrar seus 40 anos de carreira com um show gratuito na Praia de Copacabana. São esperadas 1,5 milhão de pessoas, e a Prefeitura do Rio montou a Operação Madonna, um esquema de transporte semelhante ao do Réveillon.

O palco ficará em frente ao Copacabana Palace. O show começa às 21h45 e terá 2 horas de duração. A abertura da festa será a partir das 19h. Ruas transversais da orla terão fechamento com grades e controle de acesso. Serão 18 pontos de bloqueio e de revista com reconhecimento facial. Estações do metrô em Copacabana terão revista com detectores de metais.

MetrôRio (Metrô)

O MetrôRio vai funcionar até às 4h da manhã de domingo, para embarque nas estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana e Cantagalo/Copacabana. O MetrôRio recomenda que o desembarque seja feito pela estação Siqueira Campos. As demais estações funcionarão normalmente até a meia-noite, e após somente para desembarque.

A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai/Tijuca e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro. É recomendável que os passageiros comprem/recarreguem antecipadamente seus cartões Riocard Mais, Giro ou MetrôRio, ou paguem por aproximação. Não será permitido o transporte de grandes volumes, caixa de isopor com gelo, garrafas de vidro, entre outros itens, nos trens.

Supervia (Trem)

A estação Central do Brasil estará aberta até as 21h15 para o desembarque do público que irá ao show. Após o término do show, todas as estações estarão abertas apenas para desembarque, com exceção da Central do Brasil. Os ramais Santa Cruz, Saracuruna e Japeri funcionarão das 0h15 às 2h15 de domingo
Trens dos ramais Japeri e Santa Cruz realizarão serviço paradores e não farão paradas na estação Praça da Bandeira.

Ônibus e BRT

O Terminal Gentileza será o ponto central de conexão entre os BRTs, as linhas intermunicipais, a Rodoviária e o Aeroporto do Galeão. Entre 18h e 19h30 de sábado apenas ônibus e táxis terão permissão para circular por Copacabana. Linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão utilizar essa rota somente até as 19h30. Após esse horário, somente linhas determinadas pela SMTR terão acesso à Enseada de Botafogo.

A partir das 19h30 haverá dois terminais de ônibus para embarque. Um na Enseada de Botafogo, servindo passageiros com destino à Central, Terminal Gentileza e alguns bairros da Zona Norte, como Abolição, Jacaré, Penha e Ilha do Governador. O outro ponto de embarque estará localizado no Posto 6, com ônibus convencionais e executivos direcionados aos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Piabas, Santa Cruz, Rio das Pedras e Campo Grande.

Ônibus especial Gentileza x Madonna 

Será criada uma linha exclusiva Gentileza x Madonna, passando pelo Aterro do Flamengo. As partidas começam às 13h do sábado. Até as 19h30, o desembarque dessa linha será na Avenida Princesa Isabel Após esse horário, o ponto de desembarque será na Enseada de Botafogo. A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60, ida e volta, com controle de acesso e pagamento exclusivo por meio da plataforma Jaé. No momento da compra, os passageiros receberão uma pulseira para facilitar o retorno para casa. O embarque da volta será realizado na Enseada de Botafogo, da meia-noite às 4h de domingo. Para isto, bastará apresentar a pulseira para entrar no ônibus.

Ônibus para o Centro e a Rodoviária

Embarque nas linhas 100 e 167 com destino à Central do Brasil e Terminal Gentileza, respectivamente, será na Enseada de Botafogo

Ônibus para a Zona Norte

Para a Zona Norte, os embarques também serão realizados na Enseada de Botafogo. Estarão disponíveis as linhas 415 (Enseada de Botafogo x Usina), 492 (Enseada de Botafogo x Bancários), 457 (Enseada de Botafogo x Abolição), 474 (Enseada de Botafogo x Jacaré) ou 483 (Enseada de Botafogo x Penha).

Ônibus para a Zona Oeste

No Posto 6, estarão disponíveis ônibus convencionais e executivos para a Zona Oeste. As linhas convencionais incluem: Integrada 2 – 552 (Ipanema x Alvorada, via Av. Lúcio Costa), Integrada 6 – 558 (Ipanema x Cidade de Deus, via Itanhangá), Integrada 8 – 553 (Ipanema x Recreio, via Lagoa-Barra / Av. das Américas), Integrada 9 – 554 (Ipanema x Piabas, via Av. Niemeyer / Av. Benvindo Novaes), 539 (Ipanema x Rocinha, via Estrada da Gávea) e 557 (Ipanema x Rio das Pedras). As linhas executivas incluem: 2334 (Ipanema x Campo Grande), 2335 (Ipanema x Santa Cruz, via Barra da Tijuca), e 2338 (Ipanema x Campo Grande, via Estrada do Magarça).

BRT 

O horário de funcionamento de algumas linhas dos quatro corredores foi estendido até às 4h do domingo. São elas:

Transoeste

11 (Alvorada x Santa Cruz)
17 (Santa Cruz x Campo Grande)
22 (Jardim Oceânico x Alvorada)

Transcarioca

35 (Alvorada x Paulo da Portela)
38 (Alvorada x Galeão)

Transolímpica

51 (Recreio x Deodoro)
50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico)

Transbrasil

60 (Deodoro x Gentileza)
80 (Penha x Gentileza)

Operação do VLT

Linha 1 do VLT (Santos Dumont – Terminal Gentileza) vai funcionar 24h, com intervalo de 20 minutos. 

Planejamento especial

Planejamento prevê linha especial e terminais temporários para o transporte do público. Para garantir a mobilidade dos espectadores, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) preparou um planejamento especial. 

A partir das 18h até as 19h30, apenas ônibus e táxis terão permissão para circular por Copacabana. As linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão utilizar essa rota somente até as 19h30. Após esse horário, somente as linhas determinadas pela SMTR terão acesso ao terminal da Enseada de Botafogo.

A partir das 19h30 haverá dois terminais de ônibus para embarque. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, servindo passageiros com destino à Central, Terminal Gentileza e alguns bairros da Zona Norte, como Abolição, Jacaré, Penha e Ilha do Governador.

O outro ponto de embarque estará localizado na altura do Posto 6, com ônibus convencionais e executivos direcionados aos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Piabas, Santa Cruz, Rio das Pedras e Campo Grande.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2