Dorsal Atlântica lança 'Dividir & Conquistar', clássico do metal nacional, em vinil

 
A banda Dorsal Atlântica, um dos mais autênticos nomes do heavy metal brasileiro, celebra a reedição em vinil do álbum Dividir & Conquistar pelo projeto Rocinante Três Selos. Lançado originalmente em 1988, o disco se tornou uma pedra fundamental no cenário do metal, marcando a trajetória da banda e estabelecendo novos padrões sonoros e artísticos.

Fundada pelo vocalista e guitarrista Carlos "Vândalo" Lopes e seu irmão, o baixista Claudio "Cro-Magnon" Lopes, a Dorsal Atlântica desafiou convenções e abriu novos caminhos para o heavy metal no Brasil desde o início de sua carreira. Com uma fusão única de metal, punk e hardcore, a banda conquistou uma base de fãs dedicada e influenciou gerações de músicos e grupos.
 
 
Dividir & Conquistar representa um momento crucial da banda, marcando uma transição sonora e conceitual para o grupo. Com letras incisivas e uma sonoridade ousada, o álbum explorou temas como violência, conflitos sociais e a busca por identidade, consolidando a reputação da banda como uma voz dissonante no cenário musical brasileiro.

A faixa de abertura, Tortura, teve sua letra inspirada em um livro do poeta maldito e "anarquista intelectual" Glauco Mattoso. Violência é real abordava um assalto em um ônibus presenciado pelo líder da banda no ano novo de 1987 e Morador das ruas descreve ainda mais a fundo a sua vivência pela noite da cidade grande.

Para desespero dos radicais, Dividir & Conquistar também trazia o teclado de Celso Suckow, do Metalmorphose, além do piano de Vinícius Mathias e as vocalizações eruditas de Rodrigo Esteves, ambos integrantes do Azul Limão. O LP foi um sucesso no underground e teve suas quatro mil cópias esgotadas rapidamente e traz hinos como Lucrécia Bórgia, Vitória, Metal desunido e Preso ao passado.

A reedição em vinil azul 180g oferece uma oportunidade única para novos e antigos fãs revisitarem o álbum. Com uma capa dupla, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araújo, esta edição é uma homenagem à jornada do Dorsal Atlântica. O LP está disponível exclusivamente no e-commerce do projeto Rocinante Três Selos.

 
Tracklist

Lado A
A1. Tortura (02:03)
A2. Vitória (04:03)
A3. Violência é real (06:36) 
A4. Metal desunido (06:26)

Lado B
B1. Lucrécia Bórgia (05:10)
B2. Morador das ruas (05:02)
B3. Velhice (04:47)
B4. Preso ao passado (05:52)

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2