Sem máscaras, roupas extravagantes ou grande produção e pirotecnias, Gene Simmons, baixista do Kiss, se apresentou nesta sexta-feira (26) como o grande headliner do primeiro dia do festival Summer Breeze Brasil.
Gene foi colocado como "atração surpresa" do festival, sendo anunciada a sua participação muito após a divulgação oficial do line-up completo do Summer Breeze ter sido publicada. Sua presença causou rebuliço entre os espectadores do festival, primeiramente, pois gerou a alteração da participação do Mercyful Fate (até então headliner de sexta feira) para domingo, e porque muitos não sabiam o que esperar da apresentação de um Kiss fora de seu "habitat natural".
Com todo o alvoroço causado, e artista lotou o palco Hot Stage de fãs e curiosos. Apesar do setlist contar quase que exclusivamente com músicas do Kiss, o espetáculo em nada teve a ver com o do grupo. Fora de seu personagem Demon e sem precisar de comprometer com o teatro realizado nos shows da banda, Simmons se mostrou visivelmente mais confortável e descontraído. Estava claro ao público que Gene estava se sentindo em casa e a sensação passada foi de um encontro de amigos, onde ele pôde transitar pelos seus hits favoritos e ainda desviar para alguns covers de sua preferência.
O show começou em grande estilo com "Deuce" e muitos acreditaram que ele seguiria focado nas músicas nas quais Gene teria gravado originalmente os vocais. Porém, após seguir com "Shout It Out Loud" (na qual, nos shows do Kiss, Simmons divide os vocais com Paul Stanley) e "War Machine", Gene apresentou "Detroit Rock City", usualmente cantada por Stanley. "Lick It Up" também foi uma surpresa, após ter sido solicitada insistentemente pelo público.
O set ainda contou com hits como "Cold Gin", "Calling Dr. Love", "I Love it Loud", "Lick it Up" e "100,000 Years". Mais uma surpresa de Gene foi o cover de Led Zeppelin, com "Communication Breakdown" e o cover de Motörhead, com "Ace of Spades". Nesta última, Gene enfatizou sua amizade com Lemmy Kilmister, contou sobre o seu funeral, que teve a presença de diversos ídolos do rock, e dedicou a música ao falecido amigo.
Gene estava alegre e brincando e interagindo constantemente com o público (especialmente o público feminino, fazendo gestos corporais e insistentemente falando sobre "bundas bonitas" - em português).
Caminhando para o final do show, Simmons chamou a cantora brasileira Miranda Kassin para juntar-se ao palco e cantar "I Was Made for Lovin' You". Miranda mostrou que não estava preparada para tanto. Foi necessário colocar a letra da música no palco, e a cantora apresentou-se todo o tempo lendo a música. Além disso, mais de uma vez ela errou a letra, o que fez com que Gene ou os membros da banda entrassem nos vocais para auxiliar. Infelizmente, o que era um momento bastante esperado para todos os fãs, acabou tornando-se uma decepção.
Mas Gene, como um bom showman, soube contornar a situação e, para encerrar o espetáculo, convocou ao palco diversas fãs, selecionadas do público naquele mesmo momento, para cantarem juntos "Rock and Roll All Nite". Foi uma verdadeira festa e um dos pontos altos do show, para fechá-lo com chave de ouro.
A apresentação de Simmons não deixou em nada a desejar em relação às apresentações do Kiss e deixou os brasileiros com gostinho de "quero mais".