Clemente lança 'Meninos em Fúria', biografia que traz a origem do punk no Brasil

Foto: Ilustração
"Meninos em Fúria" reúne personagens importantes do punk nacional
Por Ricardo Cachorrão Flávio

Está lançado oficialmente “Meninos em Fúria”, biografia do menino Clemente Tadeu Nascimento, escrita em parceria com Marcelo Rubens Paiva e distribuída pela editora Alfaguara. E foi num concorrido evento na Livraria da Vila, com bate papo mediado pela jornalista Lorena Calábria, além de Antônio Carlos Callegari, ex-guitarrista dos Inocentes e também membro de outras bandas como 365 e Condutores de Cadáver, e do jornalista Alex Antunes, também membro da banda Akira S & As Garotas Que Erraram e famoso repórter da Revista Bizz na década de 80.

No bate papo foram lembradas várias passagens citadas no livro, que divertiram o público que lotou o auditório da livraria. Na plateia estavam muitos fãs e membros de bandas clássicas da cena como Miguel Barella (Voluntários da Pátria), Moreno (Lixomania), Ariel (ex-Inocentes, Restos de Nada e atual Invasores de Cérebros); além de outras figuras famosas, como o ex-jogador e atual comentarista de futebol Walter Casagrande Jr. e o ex-senador e atual vereador eleito na cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, que mereceu salva de palmas da plateia, a pedido de Marcelo Rubens Paiva.

Foto: Ricardo Cachorrão Flávio
Clemente e Marcelo Rubens Paiva na noite de lançamento do livro
Sobre o livro, o que era para ser a biografia do velho punk Clemente, acabou se misturando com a história de Marcelo Rubens Paiva, que, ao ajudar Clemente a escrever o livro, se inseriu na trama, e descreveu um pouco de sua vida após os fatos narrados em seu primeiro livro/biografia, o Best Seller “Feliz Ano Velho”. Aqui encontramos através da vida desses dois "meninos", fatos que mudaram definitivamente a vida cultural do Brasil na virada dos anos 70 para os 80 - não apenas na questão musical - onde o foco é a chegada do punk rock nessas terras - mas também na literatura, cinema, fotografia, e artes em geral. Tudo isso, sempre baseado no ideário do “faça você mesmo”, difundido por aqueles meninos da periferia que, com muita dificuldade, mas também muita garra e vontade, conseguiram deixar o seu recado, que está marcado para sempre na história da cultura brasileira.

“Meninos em Fúria” também mostra que o menino pobre e punk da periferia sempre foi um filho carinhoso, irmão e pai dedicado. É um livro que prende atenção, fácil de ler e é recomendado a todos que desejam conhecer um pouco mais desse talentoso cara, líder de uma das mais importante - e injustiçada - banda de rock nascida no Brasil.

Foto: Ricardo Cachorrão Flávio
Clemente, Marcelo Rubens Paiva, Lorena Calábria, Alex Antunes e Callegari

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2