O britpop, estilo musical em que o Oasis se apoiou com bastante sucesso nos anos 90, sempre apresentou uma ambição moderada. A intenção nunca foi romper com todas as barreiras mais do que fazer rock’n’roll melodioso e colorido que percorria uma tradição datada do rock/pop inglĆŖs dos anos 60 e 70. Noel Gallagher, o ex-guitarrista, ex-compositor e ex-segunda voz do Oasis, nunca foi do tipo notoriamente ambicioso, mas sempre prezou por fazer boas mĆŗsicas.
Após o fim da banda que mantinha com o irmĆ£o Liam, Noel surpreendeu com seu primeiro disco solo, Noel Gallagher’s High Flying Birds em 2011, mostrando uma coleção de canƧƵes com qualidade e capacidade de grudar no ouvinte - coisa que o Oasis jĆ” nĆ£o apresentava havia quase uma dĆ©cada jĆ”. Chasing Yesterday, seu novo disco solo, mostra maior ambição e supera deliciosamente o debut.
Se no primeiro disco Noel apostou em ritmos bastante diretos, melodias que grudariam na cabeƧa e algumas orquestraƧƵes para ajudar a enriquecer as harmonias (e foi muito bem sucedido nisso), dessa vez ele mantĆ©m o foco em canƧƵes diretas, mas trabalha melhor os arranjos de todos os instrumentos. Saem as orquestraƧƵes e abre-se espaƧo para um teclado mais criativo e viajante, capaz de criar atmosferas, como em “The Dying of The Light” e na nostĆ”lgica “While The Songs Remains The Same”. AliĆ”s, esta mĆŗsica Ć© sobre o que Noel viu em sua Manchester natal depois de passar por ela recentemente, 25 anos após ter se mudado, para ver um jogo do seu time do coração: o Manchester City.
“The Right Stuff”, uma das melhores faixas do Ć”lbum, Ć© tambĆ©m uma das que melhor apontam para o amadurecimento de Noel como compositor e artista solo. Algo entre o jazz, o rock e uma leve psicodelia, cheio de camadas melódicas de sopros, guitarra e baixo e uma linha de bateria muito interessante. 'Chasing Yesterday' tem tambĆ©m ótimos solos de guitarra a todo momento. A guitarreira “Lock All The Doors”, a pop “You Know We Can’t Go Back”, e “In The Heat of The Moment”, com batidas mais eletrĆ“nicas, sĆ£o as mais diretas do Ć”lbum e que menos se arriscam na forma musical - mas nĆ£o Ć© por isso que nĆ£o sĆ£o boas, veja bem. JĆ” “The Ballad Of The Mighty I”, que encerra o disco e jĆ” tinha sido divulgada anteriormente, tambĆ©m coloca uma pegada mais disco music no Ć”lbum, sem falar na participação especial de luxo do guitarrista Johnny Marr, ex-The Smiths. “The Girl With X-ray Eyes” Ć© uma tĆpica balada que reforƧa a habilidade de Noel em fazer lindas canƧƵes; e “The Mexican” tem os riffs mais stoner rock que jĆ” o vimos compor um dia - fruto de uma parceria (que foi descontinuada pelo mĆŗsico) com a dupla de produtores Amorphous Androgynous.
Levou quatro anos para que Noel lanƧasse um novo trabalho solo. Valeu a pena. Chasing Yesterday nĆ£o Ć© uma ruptura de estilo - Ć© uma continuação, mas ciente de que mudanƧas podem ser bem-vindas. O Ć”lbum simplesmente nĆ£o tem canƧƵes ruins – assim como os dois primeiros grandes Ć”lbuns do Oasis, Definitely Maybe (1994) e (What’s The Story) Morning Glory (1995) – e ainda nos apresenta um compositor que parece bastante a vontade com sua banda e com sua musicalidade. NĆ£o deixa de ser interessante tambĆ©m observar que Noel produziu o disco sozinho (o anterior tinha a mĆ£o de Dave Sardy, que jĆ” produziu desde Oasis e Marilyn Manson como Band of Horses, Ok Go e The Ting Tings). Noel tinha apenas o engenheiro de som Paul Stacey para ajudĆ”-lo, entĆ£o Stacey acabou tocando guitarras e baixos no estĆŗdio. O irmĆ£o dele, Jeremy Stacey, ficou com a bateria. Experiente como mĆŗsico e compositor mas nĆ£o como um “organizador” de sessƵes de gravação, Noel deixou as coisas seguirem naturalmente, lidando com os problemas conforme eles surgiam.
Bem, o resultado desse processo é o ótimo Chasing Yesterday, que supera seu disco anterior e mostra Noel Gallagher com alguma ambição novamente. EstÔvamos esperando por isso.