DISCOS: EAGULLS - EAGULLS



Por Bruno Eduardo


Uma atmosfera toma conta dos becos de rock britânicos. Há muito não se via uma excitação tão grande por parte da imprensa local. O que se pode dizer, é que há uma nova safra de bandas sedentas se formando, e muito desse frisson pode ser sentido de perto - principalmente em shows isolados de grupos como Eagulls, Wychtes e Drenge. 

Embora existam referências inconfundíveis nessa geração punk-revival que assola a terra da rainha (como as meninas do Savages, por exemplo), há também algumas reminiscências do punk setentista – algo próximo a que Joe Strummer teria feito um dia. 

 Após uma fatídica aparição no programa The Late Show de David Letterman, o Eagulls - que já figurava como a nova banda predileta da mídia - apresentara em primeira mão uma música desse seu primeiro disco de estúdio: “Possessed”. A faixa é o império do caos. Guitarra suja, noise em demasia, e um possuído George Mitchell berrando aos quatro ventos o orgulho em ser livre. Em certos momentos, a vontade de ser punk é tão voraz que chega a ultrapassar o sentimento genuíno. É uma linha tênue, mas é exatamente aí que o disco reside.

O som dos caras é algo tão polivalente, que fica difícil pregar qualquer influência – tem colegas definindo-os como uma mistura de Killing Joke com The Cure. Mas é pouco. Ouvindo faixas como "Soulless Youth" - construída por um turbilhão sonoro de riffs intensos - há um colapso de adrenalina, onde Mitchell cospe de forma efusiva: "Você está sem alma dentro!" – aumentando a erupção sonora, e trazendo o ouvinte a um clímax devastador. Aos entendidos que pretendem sepultar o rock de cinco em cinco anos, sugiro uma visita breve à terra de Pete Townshend. Pois é lá que o rock deita eternamente em berço esplêndido.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2