Tico Santa Cruz fala sobre Detonautas, Rock in Rio e o novo cenário do rock no Brasil

Tico Santa Cruz falou em exclusividade ao Rock On Board
Por Bruno Eduardo

Na ativa desde o final dos anos noventa, o Detonautas faz parte de um seleto grupo de bandas nacionais que surgiram no mainstream na década passada, e que mesmo após a derrocada das gravadoras, sobreviveram sem qualquer interrupção ou descontinuidade em sua caminhada. Nem mesmo uma fatalidade - a morte do guitarrista Rodrigo Netto - foi capaz de tirar o grupo de seu trilho, que continua até hoje fazendo shows, e, principalmente, lançando coisas novas. Tanto é verdade, que está disponível nas principais plataformas digitais, o novo single da banda, "Ilumina o Mundo" [escute aqui].

Um novo cenário

A nova canção mostra que o grupo continua atento ao novo cenário. "Ilumina o Mundo" é uma parceria com o rapper Pelé Milflows, e traz uma mistura de pop rock com rap, que não chega a ser uma novidade na carreira do Detonautas, já que o rap sempre foi um ponto de partida para a banda. A convivência com outras figuras icônicas na cena rap nacional, como Gabriel O Pensador e MV Bill, serviu de inspiração para o vocalista Tico Santa Cruz ainda nos anos noventa. "O Detonautas é uma banda que sempre misturou rock com rap!", afirmou Tico, por telefone, ao Rock On Board. "Minha formação é rock brasileiro mas eu tive uma relação muito próxima do rap por causa de nomes como Gabriel, MV Bill, Mr. Catra e outros que eu cresci junto lá no início dos anos noventa. E por isso sempre misturamos rock com rap, mesmo antes disso ser uma coisa comum". 

Tico Santa Cruz acredita que o rap ocupa hoje um lugar que já foi do rock um dia. Na opinião de Tico, e reforçada também por outros artistas, o rock perdeu sua representatividade como movimento para a juventude. "Hoje o rock perdeu espaço para o rap, nesse quesito. Porque o rap representa atualmente uma atitude, uma linguagem com a juventude que o rock tinha no passado e perdeu ao longo dos anos". Para ele, a carência de ícones no gênero foi determinante para a perda de conexão com o grande público. "O rock perdeu a conexão com a massa. O movimento indie rock, que começou no início dos anos 2000, tirou uma coisa muito importante, que eram os ícones. Se passar o cara do Kings Of Leon ou do Interpol na sua frente, muita gente não vai reconhecer. Quem que a molecada está se espelhando hoje?". 

Outra coisa que fica evidente no lançamento de "Ilumina o Mundo", é que a banda soube se adequar rapidamente a este novo formato de distribuição fonográfica. Tanto, que esse é o quarto single do grupo após o lançamento de seu último álbum. Mas ele garante que a banda não vai deixar de lançar álbuns completos. "O disco é para o nicho. É para os seus fãs. Mas o consumo de música na internet hoje é muito pulverizada. As pessoas estão muito mais conectadas à playlists do que a discos. É um hábito da nova geração. Então você precisa lançar esses singles para se oxigenar dentro dessas plataformas", explica.

Rock in Rio

Quem for ao Rock in Rio no dia 28 de setembro, vai poder conferir o encontro no palco de duas gerações do rock e rap nacional. Trata-se de Detonautas e Pavilhão 9, que dividem o Palco Sunset, numa noite que ainda tem Whitesnake, Foo Fighters e Weezer. Ambas já se apresentaram no Rock in Rio em outras oportunidades. O Detonautas estreou no festival em 2011, e o show foi lançado em CD e DVD. Em 2013, a banda fez uma homenagem a Raul Seixas, com um repertório tributo. Já o Pavilhão 9 fez parte da terceira edição do Rock in Rio, em 2001 - show que é lembrado até hoje, inclusive por Tico Santa Cruz: "Eu me lembro muito bem desse show. Naquele momento o Pavilhão estava numa fase muito emblemática, naquela coisa de misturar o rap com rock e principalmente no lance das máscaras. O Pavilhão sempre foi uma banda que orbitou o que eu conheço de rock, e por isso será uma oportunidade bacana pro Detonautas tocar ao lado deles", finalizou.

Na entrevista, Tico também questionou o fato da banda não ser chamada para festivais do eixo-São Paulo e sobre a ideia do Detonautas fazer uma turnê acústica. A entrevista completa pode ser conferida neste vídeo abaixo, no quadro "Alô Rock", com Tico Santa Cruz.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2