quarta-feira, 15 de junho de 2016

Neste sábado, 'Dia da Música' oferece ótimas opções de rock independente em todo o país

Foto: Divulgação
Festival Dia da Música oferece mais de 200 shows em 27 cidades
Por Bruno Eduardo

O Festival Dia da Música chega ao seu segundo ano. O objetivo do evento é promover a música autoral e o circuito de música independente no Brasil, com ajuda de custo e divulgação dos eventos para o maior número de pessoas. Ao todo serão 130 palcos em 27 cidades, com mais de 200 shows. Para quem reclama que o rock desapareceu do underground, vale ficar atento ao roteiro de shows que o Dia da Música está promovendo. O fato é que algumas das bandas mais legais da cena estarão tocando de graça em diversos cantos do país, criando assim, uma excelente oportunidade para conferir alguns dos novos nomes do rock em um circuito totalmente independente, com aproveitamentos de praças públicas, centro culturais ou casas conceituadas. Separamos alguns destaques legais desse sábado para você se programar. Veja abaixo:

O Rio de Janeiro recebe 16 palcos espalhados em todo o estado. Na capital, casas conceituadas também entraram na onda e abriram espaço para as bandas independentes. No Saloon 79, vai ter o rock-garage-instrumental do Beach Combers e Mauk & Os Cadillacs Malditos. Já o Teatro Odisséia terá shows de Baltazar e Letuce. O Palco Conselho Curador, na Glória, vai contar com dois expoentes do novo cenário: Ventre e Mahmundi. Atravessando a Ponte Rio-Niterói, vai acontecer em São Gonçalo, a edição especial Dia da Música do já pontual Rock Na Pista, que volta ao Centro Cultural Joaquim Lavoura com as bandas Novos Bohemios, Maya, Sephyrah, Prioridade SG, e o punk rock irlandês do Punching Namard

O rock também rola solto na biblioteca municipal de Duque de Caxias, baixada Fluminense. Helga, Davy Jones, Comboio Calibre e Matallazi tocam na Bibilioteca Municipal Leonel de Moura Brizola. Outra edição que vale a pena conferir é a do Palco Cultural Vassouras, que recebe as bandas Pilfer, Banda Gente, Usversus, BogotahObeyNa cidade de Cabo Frio, acontece o Guerrafest, que terá muito blues com Christiano Guerra Band. O grupo tem quatro discos e já participou de grandes eventos como o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. Na mesma noite, haverá show também da banda niteroiense Alfaiate Franz

Com maior número de palcos no país (38), São Paulo terá excelentes opções para assistir de perto algumas das bandas mais legais do Brasil. Como por exemplo o pessoal do Mais Valia e do Herod, que se apresentam no palco Sinewave no Largo da Batata - com predominância de bandas instrumentais / experimentais, como Huey, Testemolde, 2Faces e Black Sea. Para quem curte algo mais crú, vale destacar o dia da música punk no conceituado Hangar 110. Por lá vão rolar várias rodas de pogo ao som das bandas Fistt, Mundo Alto, Não Há Mais Volta e Running Like Lions. Para quem estiver pela Vila Madalena, a boa é ir até o Razzmatazz, onde teremos shows bacanérrimos de Lava Divers, Gorduratrans, Poltergat e Bike. O dia da música também foi feito para quem gosta de pancadaria. No Centro Cultural Zapata vai rolar shows com o hardcore nervoso da galera do Fim do Silêncio e também da Bayside Kings. Já para quem gosta mais de um rock pop, vale dar uma chegada no Centro Cultural Rio Verde para ver de perto o show das Garotas Suecas, Juliano Gauche e Lineker.

Quem mora no estado de Minas Gerais pode ir até a cidade de Mariana para curtir uma noite de muito rock and roll com entrada franca. No Sagarana Cafe-Teatro, vai ter shows a partir das 22h com as bandas Treze Provisório, Senhor Kalota e Da Penha.

Em Recife, a ótima Diablo Angel aproveita para lançar seu novo disco, Fuzzled Mind, no Rock na Calçada, evento que também acontece no Dia da Música. O trio, formado em 2013, faz referência ao rock sujo de bandas como Mudhoney e Nirvana. O Rock na Calçada acontece na Travessa do Tuyuti, Bairro do Recife. Outra que também pegou carona no dia da música para lançar disco novo foi a banda de stoner, Inner Kings. O lançamento será na Torre Malakoff. 

Pela primeira vez no roteiro, Manaus vai abrigar shows de cinco artistas e bandas locais: Xaxaras Roots, Jander Manauara, Cabocrioulo, Alaídenegão e The Stone Ramos. O evento acontece a partir das 14h, no Parque Rio Negro.

Confira a programação completa do Dia da Música AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário