Stone Temple Pilots: Do Pior ao Melhor

Stone Temple Pilots: Do Pior Ao Melhor
Por Bruno Eduardo

O Stone Temple Pilots sempre foi uma banda muito particular no universo rock and roll. O grupo foi formado em 1985, seis anos antes da explosão convencional do grunge. E embora muitos pensem o contrário, eles não eram uma banda de Seattle. O grupo cresceu na ensolarada San Diego, e por conta de seu primeiro disco, eles foram imediatamente aglomerados ao gênero grunge. Tendo o vocalista Scott Weiland na linha de frente como figura polarizadora, o grupo ganhava forma no hard rock 70's pelas mãos dos irmãos DeLeo (o guitarrista Dean e o baixista Robert) e pelo baterista Eric Kretz. Após vender milhões de discos no mundo inteiro e emplacar diversos hits nos anos noventa, o grupo conseguiu sobreviver à personalidade auto-destrutiva de Weiland, lançando sete discos de estúdio. Infelizmente, o vocalista faleceu no fim do ano passado e a banda continua à procura de um substituto. Então, decidimos prestar nossa homenagem aos fãs no especial Stone Temple Pilots: Do Pior ao Melhor - avaliando toda a discografia da banda. 

Concordou com a lista? Discordou da ordem dos discos? Então deixe também as suas sugestões nos comentários e concorra já a uma versão em Vinil 180g do primeiro disco da banda, "Core", relançado em 2012.


 7 'High Rise' (2013)  
Após dispensar o vocalista Scott Weiland, o STP lançou este EP com cinco músicas trazendo a participação de Chester Bennington do Linkin Park nos vocais. O disco segue um padrão hard rock clássico bem no estilo da banda, principalmente em faixas mais pegadas como "Out Of Time" e "Same On The Inside". Mesmo funcionando bem no vocal de Chester, canções como "Black Heart" e "Tomorrow" evidenciam bastante a ausência de Weiland.

 6 'Stone Temple Pilots' (2010)  
O último disco do grupo com Scott Weiland traz pérolas do quilate de "Between The Lines". O álbum foi criado após anos de separação e traz Scott momentaneamente longe das drogas. As letras do disco foram inspiradas na morte do irmão de Scott e no seu divórcio. O disco foi muito bem aceito pelos fãs e alcançou o topo da Billboard, onde permaneceu por dois meses na posição número 1. Com este trabalho, o STP veio ao Brasil pela primeira vez em 2010 e retornou no ano seguinte para se apresentar no festival SWU. Outros destaques são "Hucleberry Crumble" e "First Kiss On Mars".


 5 '4.' (1999)  
Mesmo não vendendo tanto quando seus antecessores, este é um dos discos preferidos da maioria dos fãs. O quarto trabalho do STP é também o mais pesado da carreira e traz fortes influências do metal. O maior exemplo disso é a faixa "Down", escolhida como primeiro single. O tema do álbum é quase todo em cima da relação de Scott com a heroína. Inclusive no título do álbum - "Nº 4" é um termo utilizado para uma etapa de refinamento da droga. Curiosamente, é neste disco que encontramos uma das músicas mais belas e suaves da banda: "Sour Girl". Mesmo não conseguindo emplacar o mesmo sucesso dos outros álbuns, "Nº 4." retrata com honestidade o momento conturbado da banda.   

 4 'Shangri-La Dee Da' (2001)  
Mais centrados em canções leves e com boas melodias, o STP retornou com um trabalho mais ao estilo dos consagrados "Purple" e "Tiny Music". Para fazer este disco, a banda se trancou em uma mansão em Malibu e contou mais uma vez com a produção do consagrado Brendan O'Brien. A participação do produtor foi fundamental para que eles conseguissem resgatar a mesma sonoridade dos primeiros álbuns. Faixas como "Hollywood Bitch" e "Comapodem ser consideradas uma retomada em grande estilo ao "velho" Stone Temple Pilots. Embora seja um disco com várias músicas de potencial, o único single de Shangri-La Dee Da foi "Days Of Week", que inclusive ganhou um vídeo clipe.  

 3 'Tiny Music...' (1996)  
Considerado um dos principais discos do grupo, Tiny Music... Songs From The Vatican Gift Shop é porta de entrada para uma variedade de estilos que marcariam de vez a carreira da banda. Sucessos como "Big Bang Baby", "Lady Picture Show" e a arrasa-quarteirão "Trippin' On a Hole In A Paper Heart" ajudaram o disco a atingir mais de 1 milhão de cópias, além de sustentar de vez o STP entre os grandes nomes do rock alternativo. No entanto, o álbum não ganhou maior proporção popular pela falta de uma turnê mundial, já que Scott Weiland estava mais uma vez envolvido com drogas e processos judiciais.  

 2 'Core' (1992)  
O disco de estreia do Stone Temple Pilots é também o mais reconhecido entre fãs de rock do mundo inteiro. Certificado 8 vezes como disco de platina, Core traz uma lista considerável de hits, incluindo a fortíssima "Plush" - vencedora do Grammy na categoria melhor hard rock. Por ter sido lançado meses depois do sucesso do Pearl Jam, o STP foi erroneamente ligado às bandas de Seattle, principalmente ao grupo de Eddie Vedder. A referência ajudou na popularização do disco e fez da banda uma sensação da MTV - que rodou exaustivamente os clipes das músicas "Creep", "Wicked Garden", "Sex Type Thing", além da já citada "Plush". Mesmo com o enorme sucesso, a banda foi bastante criticada pela imprensa por fazer um som muito parecido com o Pearl Jam. Essas críticas incomodaram bastante o grupo, que mudou radicalmente a proposta nos discos posteriores.   

 1 'Purple' (1994)  
O melhor disco do Stone Temple Pilots nasceu na época em que a epidemia do grunge começava a se dissipar no mundo do rock. Com uma proposta mais rica em termos de textura sonora, o grupo chegava ao ápice criativo ao apresentar uma cartilha de hard, southern rock, violões acústicos e letras inspiradas. “Purple” foi um sucesso imediato e vendeu cerca de 5 milhões de cópias. O álbum chegou ao topo da Billboard americana, além da Austrália, e teve os cinco singles (“Big Empty”, “Vasoline”, “Interstare Love Song”, “Unglead” e “Pretty   Penny”) lançados nas primeiras posições das paradas de sucesso. Discaço!

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

3 Comentários

  1. Adoro STP e curto muito essa seção "pior ao melhor".Tal banda californiana é super injustiçada, mas quem entende o mínimo de rock sabe bem que eles tem um som tão bom quanto o Pear Jam, por exemplo. Eu só mudaria um pouco o pódio, colocando o "Purple" em terceiro, o "Number four" em segundo e o "Core" em primeirão. No mais parabéns pelo site. Ah, seria massa uma seção dessa com Mastodon, uma banda de metal que desde o último Rock in Rio não paro de curti-los(não sei se vcs curtem). E eu quero concorrer a essa jóia chamada Lp do " Core". Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick! Fico feliz que você curta a essa série "do pior ao melhor". Adoro STP, e concordo com você que ela é uma banda subestimadíssima. Algumas pessoas já questionaram o fato do "Core" não ser o primeirão. É um disco lindo, mas o "Purple" merece ser mais "descoberto" pelos não fãs, e talvez por isso, ele tenha merecido o posto. Sobre a dica de um "pior ao melhor" com Mastodon, está aqui anotada! E sim, adoramos a banda! Aqui tem uma resenha do último disco: http://www.rockonboard.com.br/2014/07/discos-mastodon-once-more-round-sun.html Obrigado pela leitura e pela participação.

      Excluir
  2. Gostei do pódio. Só discordo do Shangri-La Dee Daa estar em quarta colocação e o N.4 em quinto. Eu reverteria essa posição, mas entendo que são dois discos de “transição” a um novo estilo. Mas ainda Shangri-La não tem um hit potente e N.4 tem Sour Girl e Atlanta que já valem o disco. De resto estou de acordo com o pódio, achei sensato. Parabéns.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2