Discos: Nada Surf (You Know Who You Are)

Foto: Nada Surf (Divulgação)
Nada Surf acerta em cheio em seu novo e divertido trabalho
NADA SURF
You Know Who You Are
Barsuk; 2016
Por Luciano Cirne




Uma das maiores injustiças do mundo do rock é o fato de os nova iorquinos do Nada Surf não terem o reconhecimento e o sucesso que mereciam, ficando marcados como "one hit wonders" e restritos a uma turma mais antenada. Matthew Caws (guitarra), Daniel Lorca (baixo) e Ira Elliot (bateria) causaram algum murmurinho quando lançaram seu disco de estreia "High / Low" há exatos vinte anos graças ao hit "Popular", mas depois disso, nada nem sequer chegou perto das paradas. Contudo, alheios a tudo isso, continuaram lançando excelentes discos e felizes com o reconhecimento no meio alternativo. Agora, após um hiato de 4 anos (descontado o CD de B-sides e raridades lançado em 2014), retornam com o oitavo disco de inéditas da carreira, "You Know Who You Are".

Malandramente, eles não mudaram em nada sua fórmula e mantiveram-se na zona de conforto. Talvez a única mudança perceptível é a de que "You Know..." é bem menos ousado que seus discos anteriores, apostando numa sonoridade bem mais relax e alto astral, quase como se fosse um irmão mais novo do Pavement (até porque eu  não acredito que uma das músicas tenha o título de "Gold Sounds" - um dos maiores sucessos do Pavement - por simples coincidência). 

Ok, temos uma surpresa ou outra, como os arranjos com metais em "Out of the Dark" e as guitarras mais encorpadas devido a entrada do guitarrista Doug Gillard (ex- Guided By Voices), que em faixas como "New Bird" ou na canção que dá título ao trabalho (por sinal, as duas melhores do disco) expande a dinâmica das músicas, dando uma bela amostra do que pode vir daqui em diante, mas no geral o que temos é o Nada Surf fazendo o que sabe fazer de melhor: Canções alegres e ensolaradas, perfeito acompanhamento para uma tarde na praia com os amigos. Também deve-se destacar que duas faixas foram compostas pelo vocalista do Semisonic Dan Wilson, "Rushing" e "Victory's Yours", talvez as de maior acento pop. O único senão é que uma ou outra faixa, caso de "Friend Hospital" soam completamente deslocadas, talvez servindo melhor como b-side em algum single, mas mesmo assim, nada que tire o brilho do trabalho como um todo.

Os anos passam e impressiona ver como o Nada Surf, mesmo após tanto tempo de estrada, consegue soar sempre fresco e jovial. Ainda que não seja tão bom quanto "Let Go" ou "Weight is a Gift" (essas as grades pérolas de sua discografia), é muito agradável de escutar e  mais uma vez nos dá uma amostra do incontestável talento de Matthew Caws para compor power pops simples e eficientes que grudam no ouvido, além de provar que eles ainda têm muita lenha para queimar. Despretensioso e divertido, como o rock deve ser!

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2