Lollapalooza Brasil: Em noite grandiosa, Noel Gallagher voa alto na carona do Oasis

Foto: Camila Cara
Noel Gallagher consolida carreira solo e relembra hits antigos
Por Bruno Eduardo

Tem vezes que deve ser bem difícil ser fã de Oasis. Pior que viver em um mundo de especulações sobre a volta da banda é ter que admitir que Noel Gallagher consegue voar alto de forma solitária. É mais difícil ainda, ter que admitir também que ele faz bom uso do direito de tocar sucessos consagrados para meio público, e que não está nem aí para as grandes multidões, sedentas por nostalgia e revisitações. Noel depende menos de Liam do que o contrário, e sabe disso. Talvez esteja aí a mágoa de alguns fãs com sua carreira solo. Mas Noel dá de ombros e não deve ser levado a sério por isso - faz parte do show. É nessa onda que ele dedica "You Know We Can't Go Back" aos fãs de Oasis, mostrando que sabe usar o sarcasmo inglês como poucos. 

Seu novo álbum, Chasing Yesterday é uma constatação do momento inspirado que vive. Faixas como "Lock All The Doors" e "The Mexican", rockões de alto nível, são capazes de prender olhares do público no Lollapalooza como se estivéssemos diante de algo raro. E o que dizer dos arranjos de extremo bom gosto que acompanham as ótimas "In The Heat Of The Moment" e "Riverman", que funcionam na força de estupendo um naipe de metais. Não duvide. É um show grandioso e irretocável. 

Aquele cara blasé, de poucos sorrisos também sabe a hora de mimar seus seguidores. Surpreende numa versão intimista de "Champagne Supernova", e depois modifica a métrica de "Wonderwall", talvez para não soar caricato de Liam. Mesmo assim, o povo adora. Além disso, dedica uma outra faixa, não tão popular para Florence ("Digsy's Dinner") e ataca com um B-Side ("Listen Up") para mostrar que se tem que ser, que seja do seu jeito. A emoção chega ao ápice na execução da arrasa quarteirão "Don't Look Back in Anger", cantada a plenos pulmões pelo público Lolla - que se mistura entre fãs e gente que pula de um palco para o outro. Noel se despede do público cinco minutos antes de seu tempo estourar e deixa o palco do mesmo jeito que entrou: sem festa e de forma sorrateira. Afinal, quem disse que precisa ser de outro jeito? 

Depois desse showzaço, deixo a seguinte mensagem para Noel Gallagher: Já pode voltar para o Oasis, cara. Os fãs já admitiram que você venceu.

Foto: Camila Cara

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2