DISCOS: Reduto (Inverso)

Foto: Divulgação
REDUTO
Inverso
Independente; 2016
Por Bruno Eduardo


Quem conferiu a nossa lista de melhores discos de 2015 pôde notar que a cena carioca anda produzindo desenfreadamente [só no Rock On Board foram dez (!!!) discos mencionados]. Disse e repito: não há falta de oferta no rock independente. Basta boa vontade e inteligência. Agora, se você é mais um desses que estava hibernando em alguma caverna ou recluso da civilização, não tem problema. A fábrica do rock não fecha para balanço nem em época de festas, e seus "funcionários" seguem trabalhando e fazendo hora extra. Um dos exemplos é o Reduto, que no apagar - ou acender? - das luzes aparece com seu segundo trabalho de estúdio, intitulado Inverso

Pelo que parece, a mudança de integrantes não modificou a proposta original do grupo. O quarteto segue investindo na cartilha "rock de arena" - cheia de guitarras encorpadas e algumas tentativas de refrões para a galera - que inclusive pontuou o disco de estreia da banda (lançado em 2014). O início com "Presságio" é apenas uma constatação de que as coisas continuam funcionando. A faixa - que já ganhou vídeo clipe [assista AQUI] - chama a atenção pelo estrofe principal, com verso fácil e melodia simples. Embora a música seguinte ("") também possua o mesmo modelo de rock forte com estrofes memoráveis, o Reduto não veio disposto a reproduzir chicletes. "Ardor" e "15 Pras Seis" representam esse outro lado do grupo, com leves doses de introspecção na primeira e melancolia despretensiosa na segunda.

Talvez por ter surgido na brasa, no frigir da cena, Inverso nada mais é que um disco para ser tocado ao vivo - sendo totalmente adequado aos becos roqueiros e enfumaçados que seguem movimentando as esquinas do rock carioca. É nessa onda que eles acertam na mosca em "Profana", canção de levada visceral porém cheia de boas sacadas melódicas (como a variação vocal de João Faber e um bem tramado backing). Essa, inclusive, daria um ótimo vídeo clipe ao vivo, já que resume perfeitamente e em menos de três minutos, o supra-sumo do rock-arena-diminuto do Reduto (fica a sugestão!).

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2