quarta-feira, 18 de março de 2015

DISCOS: TIPO UÍSQUE (FLY HIGH TONIGHT BIG WIZARD)

TIPO UÍSQUE

Fly High Tonight Big Wizard

SuperDiscos; 2015

Por Bruno Eduardo


Em seu novo trabalho, a Tipo Uísque se reveste de moda estilosa com pitadas de funky e trip-pop, alcançando um resultado agridoce - embora soe eventualmente caricatural para os desavisados. Aquela banda de rock que coloriu um dos palcos do Lollapalooza Brasil em 2012, passou por diversas transformações até renascer esteticamente reduzida. Sonoramente, no entanto, a Tipo Uísque optou por não se reprimir. O resultado dessa nova aposta é uma cartilha baseada em referências batidas, mas executadas com sagacidade pela dupla Pin Bönner / Joana Cid - o trabalho contou com a participação do baterista Henrique Araújo e produção de Nervoso (Autoramas, Matanza). 

A audição de Fly High Tonight Big Wizard evidencia várias influências antigas do grupo, mas nunca tão escancaradas. Algo que passeia em corda fina entre Gossip, Florence And The Machine e The Kills. A guitarra de drive rebuscado na ótima "Far And Wide" é o mais próximo do linear - o resto é vistoso, cheio de "barulhinhos" escolhidos a dedo, e macio, assim como na quase balada eletrônica "Paper Heart". Quando tudo parece desgarrar um pouco, a voz de Pin Bönner é que bota as coisas no seu devido lugar. Poucas bandas da cena nacional possuem uma voz tão peculiar, o que torna o som do grupo característico independente de suas incursões sonoras. "Outdate", por exemplo, passeia na carona de um Portishead cheio de pop-funky imaturo, mas são os rosnados agudos de Pin que levantam a canção. 


Ainda sem saber ao certo o destino desse voo, podemos dizer que Fly High Tonigh Big Wizard, o novo EP da Tipo Uísque, é uma variedade de referências - que vão de trilhas sonoras cinematográficas à coisas qualquer nota para se ouvir antes de dormir. O curioso mesmo, é que todas as faixas parecem levar um clima demasiadamente descompromissado - mas que acabam acertando em cheio os seus alvos.

0 comentários:

Postar um comentário