DISCOS: DEAD FISH (VITÓRIA)

DEAD FISH

Vitória

Independente; 2015

Por Bruno Eduardo






Esqueça toda aquela baboseira de direita e esquerda, de declarações em mídias sociais e todo esse blá-blá-blá inoperante. São em pancadas de fino hardcore como "Selfegofactóide" e "Procrastinando" que o Dead Fish dá o seu recado. 

Ouvindo o novo disco do grupo, Vitória, fica evidente que eles se apropriaram muito bem de seu longo tempo de estrada - ganhando convicção suficiente para aventuras e desventuras necessárias. O título do álbum pode ser considerado o resultado óbvio ao caminho que o grupo percorreu até o seu lançamento. Pela primeira vez em sua história, o Dead Fish aderiu a uma campanha de financiamento coletivo para poder gravar e lançar seu disco. O sucesso foi tão grande - quase R$200 mil reais acima da meta - que a campanha bateu o recorde de todos os projetos lançados pelo site Catarse


O primeiro disco com a atual formação conta com pouco mais de meia hora de duração. No caso de Vitória, menos é mais. Além das canções mais datadas, que imperam pela energia e agressividade ("Obsoleto"), há no disco várias faixas que primam pelo instrumental e cadenciam o ritmo para interlúdios de guitarra e baixo marcantes - como é o caso da ótima "Kryptonita", e de "912 Passos". Ao contrário do que muitos sugerem nas redes sociais, as letras tratam de temas políticos e fazem críticas a diversos aspectos sociais de nosso país - o que prova mais uma vez que eles são uma banda contestadora, como qualquer outra do hardcore nacional. Entre as faixas que batem nesse tema, destaque para "Gigante E Inseguro". 


Para quem toma o Dead Fish como um dos ícones do hardcore nacional, o álbum Vitória serve como uma bela constatação.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2