Joe Cocker morre aos 70 anos; relembre o último show dele no Brasil

Foto: Divulgação

Por Bruno Eduardo

Um privilégio para qualquer amante do rock - e da música em geral - poder ver ainda vivo (e ao vivo) algum artista remanescente do Woodstock. Lembro que essa também foi a minha melhor justificativa para convencer a editora do meu querido Portal Rock Press a ganhar essa pauta de cobrir o último show da turnê de Joe Cocker no Brasil em 2012 [ Obrigado Claudix! ].

Hoje, ao receber a notícia do falecimento do cantor, decidi mexer no meu diário para relembrar aquela, que acabou sendo a última apresentação de Joe Cocker no país. John Robert Cocker nasceu no dia 20 de maio de 1944, em Sheffield, na Inglaterra, e lutava contra um câncer. A notícia da morte foi confirmada pelo empresário do cantor, Barrie Marshall.

O último show no Brasil

Dia 1º de abril de 2012. Calcado em um setlist digno de um “greatest hits”, Joe Cocker se apresentou no HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Lembro que a pista comum foi substituída por cadeiras, e o público estava demasiadamente tímido naquela noite. Após um início morno, a cover clássica e multi-copiada dos Beatles, “Come Together”, foi o convite que faltava para o povo entrar no show. A partir daí, vieram em seqüência mais três covers - também sucessos em sua voz rouca: “You Cane Leave Your Hat On” de Randy Newman, "Unchain My Heart”, do mestre Ray Charles, e a sua excepcional interpretação para “With a Little Help From My Friends”, também dos Beatles. A saída para o bis foi uma das mais rápidas que eu vi na vida - durou apenas 20 segundos (recorde?). De forma mais adequada, o público - literalmente de pé (cadeiras para quê?) - deu o tom em “Shelter Me” e em mais uma cover dos Beatles: “The Came in Through The Bathroom Window”. Enxuto em sua musicalidade, Joe Cocker - acompanhado de um baita time de músicos - finalizou a fatídica apresentação na suavidade de “Long as I Can See The Light”. 

Setlist:

Hitchcock Railwayy
Feelin Alright 
The Letter 
Unforgiven
When The Nights Comes
Up Where We Belong
You Are So Beautiful 
Hard Knocks
Come Together 
You Cane Leave Your Hat On
Unchain My Heart 
With a Little Help From My Friends 

bis

Shelter Me
The Came in Through The Bathroom Window 
Cry Me a River 
bis2
High Time We Went
Long as I Can See The Light

Joe Cocker em sua última apresentação no Brasil (HSBC Arena - RJ) Foto: Adriana Vieira

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2