Há 23 anos o Pantera chegava ao auge da brutalidade com Far Beyond Driven

Foto: Pantera / Far Beyond Driven
Polêmica capa de Far Beyond Driven com uma broca perfurando um crânio
Por Bruno Eduardo

Em 1994 o Pantera lançou Far Beyond Driven, seu trabalho mais consistente e pesado. 


Quando você analisa a evolução do Pantera desde que eram uma banda de power metal, você constata que 1994 foi um ano de globalização para o grupo. Após passar por seus dois trabalhos mais comerciais (Cowboys From Hell  e  Vulgar Display of Power), a banda chegou a um formato único, característico, e que até hoje nunca foi replicado. Seus álbuns - cada um deles - são dotados de uma fórmula implacável, não conformista, que dispensa truques e atitude fake. Vinte anos depois, não conseguimos enxergar bandas que representem esse espírito evocado pelo Pantera entre 1990 e 1994. Infelizmente, a morte do guitarrista Dimebag Darrell, em 2004, foi o último golpe do destino - evitando que houvesse assim, qualquer reminiscência nostálgica no futuro.


Far Beyond Driven talvez não seja o trabalho mais popular do Pantera, mas por conta de dois notáveis ​​singles - "I'm Broken" e "5 Minutes Alone" - e sua alta veiculação na MTV, este disco acaba por marcar de forma definitiva a chegada do grupo ao topo do mainstream mundial. Ele alcançou o 1º lugar da Billboard - fato inédito para uma banda do gênero - e foi responsável por uma disputada temporada entre produtores do mundo inteiro (na época eles faziam mais de 200 shows por ano). Mas nem tudo foram flores: o grupo se envolveu em uma briga com jornalistas da Kerrang e Phil Anselmo foi julgado por agredir um segurança que impediu um fã de subir no palco durante a turnê. Anselmo também vinha tendo problemas com drogas e inclusive admitiu ter composto o álbum sob efeito de medicamentos e heroína. Segundo ele, essa composição química era a única maneira de aliviar um período de dor, provocado por uma doença na coluna vertebral. Talvez por isso, as letras de Far Beyond Driven são demasiadamente pessoais, o que deu um caráter mais intimista ao trabalho e ajudou a elevar o carisma de Anselmo. Um exemplo disso é a faixa "25 Years" - baseada na história de vida do vocalista, na época com vinte cinco anos de idade. É deste álbum também, a primeira faixa cover lançada pelo Pantera. Eles gravaram "Planet Caravan" - uma releitura para o épico do Sabbath - que serviu apenas como uma espécie de cereja no bolo. 


Far Beyond Driven é uma agressão sonora, com riffs marcantes, sonoridade crua, e que mantém a simplicidade divina do disco anterior, Vulgar Display Of Power. Ouça "Slaughtered", "Becoming" ou o riff maciço de "Strenght Beyond Strenght" - obras tão matadoras quanto a broca que ilustra a capa do disco. Este também pode ser considerado um álbum icônico para o desenvolvimento do metal na década seguinte. É notória a influência melódica de Phil Anselmo nos melhores vocalistas de metal da atualidade - como Corey Taylor, por exemplo. Só que em Far Beyond Driven, o Pantera consegue transmitir de forma direta o que bandas como Slipknot fazem de forma espalhafatosa. Em cima de todas as teorias que desmembram o metal moderno, fica cada vez mais evidente o quão insuperável era o Pantera no ano de 1994. 


REMASTERIZADO


Para comemorar os vinte anos do álbum, foi lançada uma edição especial, com as canções originais remasterizadas e um disco bônus com faixas tiradas do clássico show em Donnington. A Rhino Records lançou também o álbum em vinil, mantendo a capa original - censurada na época. 



Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2