Fardados: Titãs apresentam Nheengatu no Circo Voador

Foto: Bruno Eduardo

Por Bruno Eduardo

O show de estreia da turnê de Nheengatu, no Circo Voador, foi a prova cabal de que os Titãs não querem ficar à sombra do passado. A noite de Nheengatu não teve iê-iê-iê e nem citações a Roberto Carlos ou Sílvio Santos. Não que o público não quisesse. "Esse show vai ser Nheengatu total", afirmou Bellotto ao Rock On Board [leia entrevista AQUI]. Do disco novo, apenas duas canções não entraram no repertório: "Flores Para Ela" e "Não Pode". 


Assim como no clipe, "Fardados" trouxe os Titãs encarnados em palhaços do mal. Com uma audácia típica de bandas iniciantes, o grupo tocou quase a metade do álbum de uma vez só, sem incluir qualquer antigo sucesso. Dos tempos áureos, o insuperável Cabeça Dinossauro foi o mais lembrado ("Polícia", "AAUU", "Bichos Escrotos", "Homem Primata", "Igreja"). Em compensação, o grupo desprezou por completo o cultuado Titanomaquia - no único ponto negativo da noite. 

Foto: Bruno Eduardo
Não faltaram menções honrosas: Raul Seixas ("Aluga-se"), Walter Franco ("Canalha"), e até mesmo a presidenta Dilma Rousseff ("Vossa Excelência") foram homenageados pelos Titãs - que estão muito mais dinâmicos no palco. 

Sérgio Britto, Paulo Miklos e Branco Mello se revezam o tempo inteiro. A opção de privilegiar o rock não é restrita apenas ao novo - como nas ótimas "Mensageiro da Desgraça" e "Pedofilia". O grupo reformula o passado de forma excitante - basta conferir ao vivo as novas versões de "32 Dentes" e "Lugar Nenhum".


"Só vamos tocar essa aqui, porque vocês pediram!" - disse Sérgio Britto, antes de uma irreconhecível (no bom sentido) "Marvin" dar ponto final ao show.


Justificando o caráter de renovação da obra, os Titãs seguem persistentes em sua caminhada. Após um disco rejuvenescedor, o grupo mostra que não quer viver a vida de repetir noites de trinta anos atrás. Afinal, "a melhor banda dos últimos tempos da última semana" está viva e intacta onde deveria: em cima do palco.

Foto: Bruno Eduardo

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2